27 de dezembro de 2013

2014: A Rua É Nossa!

Dois artigos complementares que analisam o que já vimos falando há tempos aqui, indicações do que sabemos todos: "a reedição dos protestos de junho em plena Copa do Mundo é a última e desesperada “bala de prata” de que dispõe o conservadorismo em busca de alguma chance eleitoral em outubro".


Leblon e a receita contra o “Papai Noel” da Leitão e do Sardemberg: a rua é da mudança, é nossa
27 de dezembro de 2013 | 16:03 Autor: Fernando Brito
Da coluna de Nélson de Sá, hoje, na Folha:
“(…) Míriam Leitão, do “Bom Dia Brasil”, questionada sobre “um pedido a Papai Noel”, respondeu: “Que as ruas sejam de novo ocupadas, para exigir educação”. E Carlos Alberto Sardenberg, do “Jornal da Globo”: “Queria protestos vigorosos, mas pacíficos, na Copa”.
Será que não significa muito que dois dos mais notórios porta-vozes do conservadorismo façam este tipo de afirmação?
Saul Leblon, o magnífico editorialista do CartaMaior saiu na frente de todos os blogueiros com seu artigo publicado hoje e começa a responder esta questão.
Ele foi ao ponto que, neste final de semana, creio que muitos de nós fossemos tocar, certamente que sem seu brilhantismo.
Indica o que sabemos todos: a reedição dos protestos de junho em plena Copa do Mundo é a última e desesperada “bala de prata” de que dispõe o conservadorismo em busca de alguma chance eleitoral em outubro.
Não é que as manifestações sejam da direita ou muito menos a direita.
Não o foram, mesmo em 64, porque são mais a instrumentalização, a seu serviço, de uma parcela da classe média que não compreende o progresso como algo coletivo, mas como sua inclusão na camada das elites que, no fundo, as desprezam.
E, ainda, temem as radicalizações que nela surgem, com palavras de ordem e métodos que não são absolutamente os seus.
Mas que, depois, podem ser “enquadradas”, como se viu, dramaticamente, no Egito.
Leblon ergue a mais oportuna das advertências.
Nós não somos as instituições nem sua imutabilidade. Somos sua transformação, para o que os tempos  e o povo exigem.
Sem a bandeira da mudança, aponta ele, seremos “um sino de veludo”, que toca mas não é ouvido.
Leblon dá a receita do caminho, que não é o que o “marquetismo” apontaria.
Mas que é o nosso significado.
E, perdoem a tautologia, sem nossos significados, não significamos nada.
O nada não faz história.
Fonte: Tijolaço

A vez dos amigos do povo
Por Saul Leblon
O conservadorismo brasileiro percorreu todo um alfabeto de alternativas ao longo de 2013 até se convencer de que, isoladamente, nenhuma das vogais ou consoantes lhe daria o que procura.
O caminho da volta ao poder.
A rua emerge como a derradeira aposta de quem, sucessivamente, ancorou o seu futuro no julgamento da AP 470, na explosão da inflação, no apagão  das hidrelétricas, no abismo fiscal e, ainda há pouco, na hecatombe decorrente da redução da liquidez nos EUA.
Cada uma dessas alternativas, mesmo sem deixar de impor constrangimentos objetivos ao país e ao governo,  mostrou-se incapaz de destruir  o contrapeso  de acertos e conquistas acumulados ao longo dos últimos 12 anos.
A irrupção de protestos em plena Copa do mundo tornou-se assim a nova bala de prata acalentada por aqueles que, corretamente, ressentem-se de um amalgama capaz de injetar torque e dinamismo  ao acerto de contas que buscam com a agenda progressista brasileira.
Não se espere  passividade a partir dessa avaliação.
Está em curso o vale tudo  para mobilizar uma classe média eterna aspirante a elite, ademais de segmentos que consideram indiferente ter na chefia da nação  Dilma,  Aécio  ou Campos.
Juntos eles compõem o novo rosto da velha agenda banqueira.
Importa reter desse mutirão  aquilo que ele informa sobre a singularidade da campanha eleitoral de 2014.
Junho de 2013 encerra lições nesse sentido.
Delas,  o conservadorismo tem a pretensão de  ser o aprendiz mais aplicado na prova de fogo que se avizinha.
Apostar a reeleição de Dilma em uma estratégia essencialmente publicitária, como tem objetado Carta Maior, pode reduzir  a campanha progressista  a um sino de veludo, diante dos decibéis convocados, manipulados  e magnificados pela estridência  do carrilhão  midiático.
O que se desenha para 2014 está mais próximo de um  2002 radicalizado, do que  daquilo  que se assistiu nas disputas de 2006 e 2010.
Mobilizações de massa  não são a primeira escolha de elites mais afeitas a golpes e arranjos de  cúpula.
Seu medo atávico às ruas remonta às revoluções burguesas do século XVIII, sendo a contrarrevolução  francesa um exemplo clássico do empenho em resgatar o poder  para a segurança de um diretório armado, se preciso.
As reticências empalidecem, no entanto, em momentos  da história  em que a rua é o que de mais palpável  se apresenta à regeneração de um domínio  conservador espremido em uma correlação de forças que ameaça escapar ao seu controle.
Hoje, não por acaso, o chão firme  desses interesses no país se equilibra  em duas hipertrofias insustentáveis: a do judiciário e a da mídia.
A campanha do PT  em 2014 não pode hesitar diante dessa mistura de esgotamento  e desespero.
Se o conservadorismo  se inclina  às ruas , a resposta progressista  não pode ser a defesa retrógada de instituições ultrapassadas pelo avanço da sociedade.
Instituições não são neutras.
Elas cristalizam  uma correlação de forças de um dado momento  histórico.
A representação da  sociedade  no atual sistema político  –a exemplo de seu ordenamento de mídia,  já não expressa o aggiornamento ecumênico  verificado na correlação de forças nos últimos anos.
É justamente a urgência dessas atualizações institucionais  que a agenda petista deveria incorporar à campanha eleitoral de 2014.
Não como recurso ornamental de um cuore publicitário.
Mas como diretrizes efetivas de mobilização e engajamento político de amplos setores  em torno da candidatura Dilma.
Não se trata de criar uma antídoto  às ruas.
Mas de levar às ruas uma referência efetiva de renovação histórica, em resposta  a expectativas sistematicamente fraudadas pela cepa dos que hoje se fantasiam de amigos do povo.
Se eles convocam as ruas é porque o extraordinário bate à porta.
E quando o extraordinário acontece não bastam as receitas da rotina.
Fonte: Carta Maior

2 comentários:

Junior disse...

Muito bons os artigos. É incrível como o povo ainda se presta à massa de manobra da mídia conservadora.

Anônimo disse...

Como os jornalões estragaram o Natal

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


Folha e Estadão esmeraram-se em tratar as vendas de Natal como um fracasso.

Manchete da Folha: “Comércio tem o pior resultado no Natal em 11 anos”.

Manchete do Estadão: “Com crédito contido e juros altos, vendas de Natal decepcionam”.

Ambos os jornais trabalham em cima de dados da Serasa Experian e da Alshop (a associação dos lojistas de shoppings).

Vamos a alguns erros de manchetes e de análises.

1. Erro de manchete: Se em 2013 vendeu-se mais do que em 2012, como considerar que foi o pior resultado em 11 anos?

2. A Serasa trabalha especificamente com pedidos de informação para crédito. Houve retração no crédito, mas a maior ferramenta de vendas têm sido o parcelamento (em até dez vezes) em cartões de crédito e de loja. Os jornalões trataram os dados da Serasa como se representassem o universo total de vendas.

3. As vendas em shoppings deixam de lado o comércio para classes C e D - justamente as que mais vêm crescendo. Mesmo assim, os jornalões trataram os dados como se representassem o todo.

4. A Alshop (associação dos lojistas) informou que as vendas cresceram 6% no Natal. O problema maior foi o aumento do número de lojas, que fez com que as lojas mais antigas permanecessem com o mesmo faturamento. Ora, o que expressa o mercado são as vendas totais. A distribuição entre lojas novas e antigas é problema setorial, que nada tem a ver com a conjuntura.

5. Os jornalões deixaram de lado o comércio eletrônico - que tem sido o principal competidor das lojas de shopping. Em 2013 os shoppings centers venderam R$ 138 bilhões, 8% a mais do que em 2012. O comércio eletrônico vendeu R$ 23 bilhões, ou 45% a mais do que em 2012. Somando a venda dos dois segmentos, saltou de R$ 151 bi em 2012 para R$ 161 bi em 2013, aumento de expressivos 12%.

6. Os jornais falam em “decepção”, porque a Alhosp esperava crescimento de 10% nas vendas de Natal e conseguiu-se “apenas" 6%. Esperar 10% de crescimento com uma economia rodando a 2% é erro clamoroso de análise. Mas, para os jornalões, o erro está na realidade, que não acompanhou os sonhos.

Se não houvesse essa politização descabida do noticiário econômico, as análises estariam em outra direção: a razão do consumo ainda não ter se acomodado mesmo com dinheiro mais caro, o crédito mais escasso, com a competição de Miami, com o PIB andando de lado etc. E suas implicações sobre as contas externas brasileiras. Estariam questionando também que raios de política monetária é esta, na qual aumenta-se a Selic para supostamente reduzir a demanda agregada, e ela continua crescendo.