13 de dezembro de 2013

Musa(s) da Semana (2): O Calendário Pirelli 2014 (edição 50 anos)


"O calendário Pirelli faz 50 anos em 2014 – e o presente de aniversário é dos bons. Embalada em um pacote de tamanho extra-large, a nova edição da folhinha terá fotos realizadas por Helmut Newton em 1986 e guardadas até esta quinta-feira (21.11) no arquivo histórico da marca. Entre as razões para abrir a gaveta e puxar a pasta com as imagens, está o fato de que este calendário não chegou a ser lançado no ano para o qual foi criado e, por uma feliz coincidência, os dias da semana são os mesmos de 1º de janeiro a 31 de dezembro, tanto em 1986 quanto em 2014.

Entre as 12 imagens que compõem o calendário assinado por Newton, há uma com Betty Prado, modelo brasileira que fez história na década de 1980, que foi amiga e musa do fotógrafo, falecido em 2004. Do evento que lançou a notícia ao mundo, nesta manhã, em Milão, o diretor de moda da Vogue Giovanni Frasson, conta que a modelo era uma das special guests na ocasião e se emocionou ao ver as fotos.

"A ideia de Newton, segundo Manuela Pavesi [atualmente fotógrafa e o braço direito de Miuccia Prada, que trabalhou ao lado de Newton no início de sua carreira] , era ter nas fotos – que idealizava em detalhes dentro de sua cabeça antes do clique – o contraste entre uma mulher rica e uma pobre", explica Giovanni."


"Mais: A celebração dos 50 anos de 'The Cal' inclui ainda um set especial de imagens criado em junho passado, em Nova York, pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier (que assinaram, respectivamente, as edições de 1996 e 2002, e 2005 e 2008), com um casting de tops estrelado do qual fizeram parte Isabelli Fontana, Alessandra Ambrosio, Miranda Kerr, Karolina Kurkova, Helena Christensen e Alek Wek."
Fonte: Vogue Brasil

2 comentários:

El Gran Marquês disse...

A homenagem aos 50 anos do calendário Pirelli foi até legal mas o que de melhor tem no post é a introdução do video.
Saudades dos tempos em que íamos à oficina da esquina para limpar o carburador do carro e lá, no meio da sujeira típica, com muita graxa, a única coisa limpa e brilhante eram os calendários de 2 metros da Pirelli e das lojas de auto-peças.
Hoje os calendários estão mais comportados e saem até na Vogue. Quando só tinha os calendários das peladonas em nu frontal ninguém publicava nada.
Mas agora até as oficinas de fundo de quintal estão em extinção.

Marcos disse...

Boas colocações.