4 de dezembro de 2013

"O Futuro" - o novo livro de Al Gore, dica de boa leitura.



Eu já cheguei a conclusão de que não posso entrar numa livraria assim sem maiores pretensões, acabo não resistindo e saindo com mais de um livro na mão.

Foi o que aconteceu dias atrás, quando eu estava tentando uma breve visita na Livraria Cultura no centro do Rio após um dia estressante de trabalho...

Deparei-me de cara com o lançamento do Al Gore. Para quem não se lembra, ele foi vice-presidente dos EUA no governo Clinton e um forte militante ambiental, autor de vários livros, dentre eles: "A verdade Inconveniente"; além, é claro, de ter sido eleito presidente americano e ter perdido a vaga no tapetão para o Bush, em processo eleitoral dito democrático!

Bom, o livro chama-se: "O Futuro - Seis Desafios para Mudar o Mundo". Traz uma abordagem ainda mais profunda da crise socio ambiental de nosso tempo e acaba desafiando a todos para uma busca por saídas e novas visões a cerca das oportunidades severas e arriscadas, que já estão por aí!

Há um certo ar professoral na nova obra, algo que contraria um pouco aquele viés político de outrora, quando o autor se lançou bravamente numa disputa ideológica no seio da nação mais rica e mais insustentável do mundo!

"As seis mudanças principais são: uma economia global profundamente interconectada,  uma rede eletrônica global que unirá não apenas seres humanos mas também máquinas e aparelhos inteligentes, um equilíbrio maior na distribuição de poder entre países, o surgimento de políticas públicas globais, um novo conjunto de inovações biotecnológicas capazes de prolongar a longevidade e melhorar a produtividade das lavouras, e, por fim, uma mudança na relação das pessoas com a natureza."  


2 comentários:

Junior disse...

Parece ser muito interessante. Gostei muito de A verdade Inconveniente e agora vou comprar este. Boa indicação!

Anônimo disse...

Excelente!