27 de agosto de 2013

A Importância de um bom descanso

Interessante os temas abordados no post "Por que você não deveria trabalhar uma quantidade de horas definida" do designer Michael Choo, fundador do site ooomf, traduzido pelo Papo de Homem.

O artigo é divido nos seguintes temas:
- Como surgiu a semana de trabalho de 40 horas
- Notívagos vs Madrugadores
- A importância de ter um respiro
- Dê uma pausa não apenas por criatividade (mas pela sua saúde)
- 4 passos para a felicidade no trabalho-vida

Reproduzimos pequena parte do texto:
"Como nossos corpos foram projetados para trabalhar em ritmos, não por horas seguidas, pausas são tão importantes quanto o trabalho que fazemos.
Uma pesquisa discutida no livro Creativity and the Mind mostrou que pausas regulares melhoram significativamente habilidades relacionadas à dissolução de problemas, em parte, por facilitar para você a busca por pistas na sua memória.
Focar apenas no seu trabalho por quatro ou cinco horas seguidas limita as suas chances de fazer novas e perspicazes conexões neurais, coisa que não vai ajudar quando você precisar ser criativo.
Algumas empresas têm adotado essa necessidade de retirada do trabalho para aumentar produção e criatividade.
No seu TED talk, o designer gráfico Stefan Sagmeister explica a importância do tempo livre e porque ele desativa seu estúdio por um ano. Sagmeister diz que esse afastamento do trabalho permite que ele e seus colegas ganhem novas perspectivas e frescor, culminando em produzir um trabalho melhor.
Quirky, uma empresa web, está trabalhando em um experimento de desativar suas operações por quatro semanas todos os anos. Aqui está uma citação de um e-mail do CEO da Quirky, Ben Kaufman, enviou à equipe:
    Nós estamos desligando a máquina inteira por quatro semanas no próximo ano. Ao invés de funcionar por 52, vai funcionar por 48.
    Este é um completo e obrigatório desligamento de todas as atividades internas. Luzes apagadas. Respiração profunda…
    Nossa tese é centrada no fato de que isso vai nos levar a trabalhar melhor, mais produtos bonitos e um time emocionalmente equilibrado
."

Nenhum comentário: