12 de agosto de 2013

Uma foto histórica em Farol de São Tomé e a importância do genial Alberto Ribeiro Lamego

Vejam que curiosa esta foto histórica que me chegou via e-mail.
Foi registrada há exatos 54 anos (minha idade), em agosto de 1959.
Nela estão presentes os trabalhadores no mesmo local em que marcavam presença os então Presidente da Petrobras Idálio Sadenberg e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Silveira.
A ocasião marcava o início da primeira perfuração de um poço estratigráfico na praia do Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes, RJ, com o objetivo de estudar a presença de petróleo no litoral.
A escolha do local provavelmente teve como uma de suas influências principais o genial trabalho pioneiro do campista Alberto Ribeiro Lamego, cuja interessante biografia resumida colocamos logo após a fotografia.


"Alberto Ribeiro Lamego nasceu em 1896 na cidade de Campos dos Goytacazes. Ainda criança foi viver em Portugal e em 1910 sua família muda-se para a Bélgica. Em 1913 matricula-se no Curso de Engenharia, Artes, Manufatura e Minas da Universidade de Louvain, em Bruxelas.

Nessa época, face à iminente invasão da Bélgica pelos alemães, seus pais passam a ajudar refugiados e a defender a autonomia belga, fato que levou o rei Alberto a agraciar seu pai com uma condecoração.

Muda-se para Londres e em 1914 matricula-se na Royal School of Mines, do Imperial College of Sciences and Tecnology, graduando-se em 1918. Regressa ao Brasil em 1920 e nesse mesmo ano é admitido no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil.

Em 1924 afasta-se temporariamente do Serviço Geológico, regressando ao mesmo em 1933.

Nesse período escreveu as quatro obras sociogeográficas da série "O Homem e o Meio Ambiente", enfocando a geologia do Rio de Janeiro, as escarpas da Guanabara e a geologia de Campos e da planície costeira.

Alberto Ribeiro Lamego possui inúmeros trabalhos sobre a geologia e os recursos minerais do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, com uma produção científica dificilmente atingida por outros autores.

Entre 1944 e 1963 publica quatro obras-primas de cunho geográfico, histórico, ecológico e social: "O Homem e o Brejo", "O Homem e a Restinga", "O Homem e a Guanabara" e "O Homem e a Serra".

Publica, em 1944, "A Bacia de Campos na Geologia Litorânea do Petróleo", prevendo o potencial petrolífero da área. Em 1948 apresenta a Folha Geológica do Rio de Janeiro na escala 1:100.000, primeira quadrícula publicada no estado.

Foi um dos pioneiros da utilização da fotointerpretação como ferramenta para o mapeamento geológico no Brasil. Durante 20 anos faz parte da Comissão da Carta Geológica do Mundo, tendo publicado em 1964 o primeiro mapa geológico da América do Sul feito por sul-americanos.

Por seus trabalhos recebe inúmeras homenagens: denominações de diversas espécies fósseis, muitas medalhas e condecorações.

Em 1985, morre Alberto Ribeiro Lamego, poeta, músico e grande pesquisador da terra fluminense."

Fonte: CPRM

Nenhum comentário: