21 de setembro de 2011

Brasil! (2): Uma Brasileira na Onu

Nunca antes na história deste mundo uma mulher abriu uma edição da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Hoje é este dia histórico.
E ela é brasileira.
E não fez discurso "pra inglês ver".
Deu recados importantíssimos relacionados com a situação mundial atual.



"Pela primeira vez na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o debate geral: é a voz da democracia".

"Divido essa emoção com mais da metade dos seres humanos de que esse será o século das mulheres. Na língua portuguesa, palavras como vida, alma e esperança pertencem ao gênero feminino. E são também femininas duas outras palavras: coragem e sinceridade."

"A ONU precisa emitir com a máxima urgência sinais claros de coesão política e macroeconômica. Há sinais evidentes de que várias economias avançadas se encontram no limiar da recessão". "Essa crise é seria demais para que seja administrada por uns poucos países."

"Mantemos gastos do governo sob rigoroso controle sem que isso comprometa o êxito das políticas sociais nem nosso ritmo de crescimento e investimento."

"Lamento não poder saudar nesta tribuna o ingresso pleno da Palestina na Organização das Nações Unidas. O Brasil já reconhece o Estado palestino como tal. Assim como a maioria dos países dessa assembleia, acreditamos que chega o momento de termos a Palestina aqui representada."

"O Brasil defende um acordo global, abrangente e ambicioso para combater a mudança do clima, no marco das Nações Unidas."

Aplausos!

Nenhum comentário: