13 de setembro de 2011

Quem diria... Brasil ajudando os europeus

É isso que dá ter um crescimento sustendado nos últimos 8 anos.
Dá-lhe Brasil!

"Os países que integram o chamado "Brics", que são o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, vão se reunir na próxima semana em Washington (Estados Unidos) e discutir como fazer para ajudar a União Europeia, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (13). Na próxima semana, acontece na capital norte-americana a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI)."

"A compra de títulos de países da União Europeia, segundo analistas, poderia ser um modelo adotado pelos países integrantes do Bric para tentar ajudar a Zona do Euro. Para isso, os governos dos países emergentes poderiam lançar mão de suas reservas internacionais. Somente o Brasil, por exemplo, possui mais de US$ 350 bilhões em reservas cambiais - a maior parte aplicada em títulos do tesouro dos Estados Unidos, considerados de baixo risco (*)."

(*) Nota deste blogueiro: tirando a clássica e básica Caderneta de Poupança (do Brasil) eu não considero nada mais como sendo de "baixo risco", incluindo os títulos do tesouro dos Estados Unidos. Ok, são eles que emitem os dólares mas...

Nenhum comentário: