15 de agosto de 2013

A Caminho de Assis

Tenho um amigo que vai viajar no próximo mês de setembro para a Itália.
Mas não vai se hospedar em um bom hotel (embora ele possua uma agradável pousada na serra).
Pelo contrário, vai ficar por albergues, igrejas e similares.
É que vai para sua segunda peregrinação internacional: o Caminho de Assis.
Ele já fez o tradicional Santiago de Compostela.
Este tem aproximadamente 350 Km, partindo do norte da Itália até chegar à região central, ali pelos lados da bela Toscana.
Em aproximadamente 16 dias vai atravessar, apenas com sua mochila, caminhos com muitos relevos (não é uma área plana), pequenas e antigas vilas, além de áreas totalmente desabitadas, mas sempre com muita beleza e fé.
Esta peregrinação ganhou maior notoriedade com a chegada do Papa Francisco.
Quem quiser se aventurar, fica a dica do blog. 
Mas não é uma aventura qualquer. Tem mais relação com paz interior, bençãos, auto-conhecimento e saúde física, mental e espiritual.

Porque..... um caminho franciscano na Itália?
"São Francisco e Santo Antonio, o Seráfico fundador e o Douto Apóstolo (meo episcopus) da ordem franciscano, são duas figuras imensuráveis que puseram em marcha uma perpétua corrente de espiritualidade e simplicidade, uma fonte inesgotável para todos os que sofrem de dúvida existencial.

Sobre estas bases, nasce a necessidade de oferecer um Caminho que acolha a nova exigência espiritual, a qual, diferentemente do passado, é uma busca em “movimento” onde o peregrino, pessoalmente, quer explorar experiências originais, para abrir-se à compaixão daquele Amor “que move o sol e as estrelas”.

Aparentemente o objetivo do peregrino é caminhar até Assis, mas na realidade, mergulha dentro de si próprio para unir-se ao seu “Eu” divino oculto. O Caminho de Assis não é um caminho projetado, ordenado, como se poderia pensar, mas sim a junção de curtas peregrinações tradicionais que já existiam em âmbito local. (Assis, La Verna, La Casella, Cerbaiolo, Montecasale, Montepaolo), ligados a devoções peculiares, que revividos nesta dimensão, irão relançar a busca interior, revivendo hoje a essência da doutrina de Francisco; também para que não sejam somente as antigas pedras do caminho a darem testemunho ao forasteiro de seu Magistério, senão que se renove ao longo do caminho e na própria comunidade de Assis, a original fraternidade franciscana.

A cidade de Assis será elevada a “Ponto de Convergência Universal” pelos homens de boa vontade, transcendendo assim qualquer distinção de culturas e credos, em coerência com os princípios fundadores de cada verdadeira religião.

A agulha da bússola que te oriente pelo Caminho Franciscano de Assis."


Fonte: Cammino di Assisi


O Caminho de Assis

2 comentários:

George Lanz disse...

16 dias?????
Parabéns ao nobre pela coragem e fé!

Anônima disse...

Como gostaria, sinceramente de fazer esta peregrinação,neste momento atual da minha vida.Boa sorte, nosso grande amigo!!