19 de fevereiro de 2014

No que se transformou "O Roda Viva"?!

A TV Cultura mesmo que no ninho das aves de rapina conquistou uma certa admiração em vários segmentos sociais e políticos do país e o programa Roda Viva sempre apresentou debates interessantes e isentos(quase), até porque é com recursos federais que sobrevive.

Porém, na última segunda feira o programa foi sofrível para dizer o mínimo! O desespero dos extremados à direita é tanto, que conseguiram matar de morte morrida, durante uma entrevista com o escritor e jornalista Rubens Valente, autor do best-seller "Operação Banqueiro", um programa outrora respeitado por todos os brasileiros de norte a sul do Brasil,

"O Roda Viva morreu (deu no 247)

  RUBENS JOSÉ DA SILVA 19 de Fevereiro de 2014

Um dos maiores marcos da TV brasileira, o programa Roda Viva, que vinha agonizando faz tempo, depois da entrada do nefasto Augusto Nunes sucumbiu de vez.
Por que a TV Brasil, um canal público federal, continua a transmitir o programa político partidário realizado pela TV Cultura do governo tucano paulista? A pauta é sempre a mesma: espinafrar Lula, PT e afins. Não há o menor respeito às mínimas regras do jornalismo. Cabe salientar que as críticas ao canal restringem-se ao campo político.
Mas nessa semana o programa abriu uma exceção. Todos estávamos ansiosos para ver a entrevista com o jornalista Rubens Valente da Folha de S. Paulo, autor do best-seller Operação Banqueiro, que disseca a trajetória do poderoso e enigmático Daniel Dantas e seu banco Opportunity. Material mais que suficiente para o prosseguimento da Operação Satiagraha que envolve o alto tucanato, empresários brasileiros e o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo à época em que concedeu dois habeas corpus em menos de 48 horas ao banqueiro acusado.
A bancada de jornalistas presentes ao programa era risível, como tem sido nos últimos tempos. A tática empregada pelos entrevistadores foi a mesma que a poderosa equipe de advogados de Dantas sempre utilizou: desqualificar algum fato ou pessoa e assim desmoralizar o caso inteiro.
O comandante da Nau Obscurantista passou o programa todo, com a devida ajuda de sua tripulação, tentando tirar do entrevistado alguma alusão que fizesse do delegado do processo à época, o atual deputado federal Protógenes Queiroz, um tresloucado. Fora a insistência em juntar Lulinha ao caso, fato que foi categoricamente desmoralizado por Rubens Valente. Augusto Nunes tem obsessão por Lula, não vive sem ele.
Perdemos a chance de desnudar melhor aquele que talvez seja o mais emblemático de todos os escândalos da atual política brasileira. E perdemos, aquele que foi por muitos anos, o maior programa de entrevistas da TV brasileira. Em compensação foi prazeroso ver esse ótimo jornalista da grande imprensa."

"NA COVA DOS LEÕES – LEANDRO FORTES
no Facebook
O submundo comandado por Daniel Dantas bem que tentou intimidar Rubens Valente, no mesmo dia da entrevista dele no Roda Viva, da TV Cultura.
Em um artigo publicado no site Brasil 247, Marcio Chaer, dono da assessoria de imprensa Bajulador Jurídico, atacou Rubens e o livro Operação Banqueiro para defender seu principal cliente, Gilmar Mendes.

A razão é óbvia.
No livro, fica claro que Mendes trabalhou de forma decisiva para livrar a cara do banqueiro bandido Daniel Dantas, a quem concedeu dois habeas corpus em menos de 48 horas, um recorde mundial.
Além disso, Rubens demonstra de forma absoluta como o ministro, então presidente do STF, trabalhou diuturnamente para desqualificar a Operação Satiagraha e esconder os crimes de Dantas.
A presença serena e profissional de Rubens no programa, normalmente uma Roda Morta a serviço dos interesses tucanos, foi gratificante em todos os sentidos.
Como grande jornalista que é, não fugiu de nenhuma pergunta e deu uma visão clara e definitiva sobre o assunto.
Achei estranha apenas a participação da jornalista Laura Diniz, que foi apresentada por Augusto Nunes como alguém especializado “também na cobertura de assuntos judiciais”.
Eu não sei se virou uma coisa comum, mas eu nunca tinha visto um jornalista avulso no programa, alguém que não leve o crédito de ao menos pertencer a um blog jornalístico.
O fato é que, em sintonia com o apresentador Augusto Nunes, também colunista da Veja, Laura Diniz mostrou-se preocupadíssima em proteger a imagem de Dantas e puxar a entrevista para uma suposta participação – negada, todo o tempo, por Rubens Valente – do ex-presidente Lula.
Laura também se mostrou particularmente frustrada por não ter achado no livro mais histórias contra Luis Demarco, inimigo número um de Daniel Dantas e, por extensão, de seus amigos Chaer e Mendes.
Uma olhada no Google me diz que Laura Diniz foi repórter do Bajulador Jurídico e da Veja.
Em 2012, fazia parte de um time que analisava o julgamento do mensalão, no STF, ao lado de lumiares como Marco Antônio Villa e Reinaldo Azevedo.
Onde trabalha, hoje, não descobri."


Nenhum comentário: