3 de fevereiro de 2014

Vale a pena ver de novo: "A Servidão Moderna"

Obviamente vale a pena ver de novo para quem já viu.
Quem nunca assistiu, recomendo dar uma olhada para ver se bate com sua visão de mundo ou se desperta aquela exclamação: "é isso mesmo!".
Desconfio que eu ou o Luiz Felipe já postamos há tempos este documentário aqui. A bem da verdade evitamos vídeos mais longos por saber que a maioria das pessoas desanimam de apertar o play quando vêem que a duração ultrapassa os dez minutos.
Mas valem as exceções.
A pergunta: somos felizes? O fato: o estresse da vida atual aumenta a probabilidade de doenças que não nos matam porque a indústria farmacêutica, alimentícia, etc. precisa que continuemos vivos. Daí o aumento da expectativa de vida. Com uma qualidade mais ou menos.
Temos alguma saída? Há salvação para o planeta? Não sei não.
De alguma forma o documentário me lembra a trilogia Matrix.
Postá-lo aqui não significa necessariamente que concordemos com absolutamente tudo que ele mostra, mas uma reflexão se faz necessária sobre diversos aspectos mostrados.
Sorte que aumenta a cada dia o número de pessoas usando informações como as que contém este filme a seu favor (e em favor dos outros, sobretudo os menos favorecidos): apostando em um estilo de vida mais saudável, tentando consumir menos, buscando não se tornar escravo em tempo integral de seu trabalho, ajudando a quem puder, fazendo escolhas políticas menos escravizantes, etc.
Enfim, alguma vez na vida você já se sentiu um(a) escravo(a)?


Nenhum comentário: