15 de maio de 2014

Consciência Blog: Especial TV Revolta

Reproduzimos post do Consciência.Blog sobre um dos muitos fenômenos da direita disfarçada no Facebook visando disseminar o ódio e mostrar (direta ou subliminarmente) um único culpado por todas as mazelas que atingem o país há décadas: o atual governo. 
Não há ali espaço para as coisas boas que aconteceram para milhões de pessoas que estavam abaixo da linha de pobreza e foram removidos dali. 
Nem há espaço para as mazelas dos péssimos e longos tempos em que a atual oposição comandava o país.

60 (+21) pérolas de páginas de direita no Facebook #13: especial TV Revolta
Por Robson Fernando de Souza
"Nessas últimas semanas, tenho visto ser cada vez mais compartilhado no meu mural no Facebook conteúdo criado ou divulgado pela página TV Revolta. Essa página, pelo que tudo indica, apesar de tentar parecer ideologicamente “isenta”, é a maior página brasileira de direita do Face, tendo mais de 2 milhões de curtidas, e corresponde marcantemente ao típico estereótipo do coxinha que participou dos protestos nacionais de junho do ano passado.

E falo de coxinha não no seu sentido mais abrangente – como direitista reacionário -, mas sim naquela definição mais específica: gente que está se iniciando em preocupações políticas e protesta indignadamente contra tudo o que aí está (corrupção na política, serviços públicos sucateados, governos incompetentes etc.), mas manifesta objetivos demasiadamente vagos e desprovidos de qualquer meta e método, acredita e replica tudo o que a mídia e os liberal-conservadores veteranos afirmam, crê em soluções “mágicas” rápidas e fáceis para problemas historicamente profundos e deixa sua “politização” ser guiada mais pela emoção do que pela razão.

Percebi como essa TV Revolta, no final das contas, é uma “escola de reaças”, fazendo pessoas indignadas com os problemas brasileiros mas até então despolitizadas “evoluírem” para coxinhas e preparando-as para receber a influência de ideólogos reacionários linha-dura. Posando de página “apartidária” para gente de “todas as ideologias” e canalizando as indignações das pessoas perante escãndalos de corrupção (a saber, os intensivamente denunciados na mídia) e o estado precário dos serviços públicos, conquista seus indignados corações, fazendo-as se identificar com o conteúdo postado.

E no meio de denúncias de corrupção (só do PT ou, menos frequentemente, de aliados dele, como José Sarney e Renan Calheiros) e inépcia do poder público (só do governo federal de Lula e Dilma), imagens anti-funk, denúncias de maus tratos a cães e gatos, frases motivacionais e/ou divertidas com temas variados e outros conteúdos com os quais grande parte de seus curtidores se identificam, são frequentemente postadas imagens de direita, difamadoras do Bolsa Família, mencionadoras da “ditadura comunista do PT”, silenciadoras de movimentos sociais de esquerda (como o movimento negro), apologistas da reacionária Rachel Sheherazade, mencionadoras do extremista Jair Bolsonaro como provável candidato a presidente etc.

Com isso, com o passar dos dias uma generosa parcela desses dois milhões de curtidores “coxinhizados” acabarão nutrindo um crescente ódio pelo PT e encarando a direita conservadora como uma “ótima” ideologia “engajada” contra a corrupção e “defensora” da revitalização da saúde, educação, segurança etc. E daí para frente podem tender à curiosidade de conhecer melhor o que essa parcela da direita “defende” e “propõe”, daí é questão de tempo antes que comecem a curtir Jair Bolsonaro, Rachel Sheherazade, o falecido Enéas, Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho e toda sorte de formadores de opiniões reacionárias e protofascistas. Em poucas palavras, a TV Revolta serve como portão de entrada e corredor que leva pessoas da despolitização à atitude política coxinha e, em seguida, ao reacionarismo exacerbado, ajudando a engrossar as fileiras do movimento brasileiro de ascensão conservadora.

Tendo em vista essa forte possibilidade, o Consciencia.blog.br posta mais um post da série 60(x N) pérolas de páginas de direita no Facebook, dessa vez escancarando que essa fanpage tanto não é ideologicamente isenta como é carregada do que há de pior em termos de “consciência política”. Anticorrupcionismo seletivo, antipetismo fanático, politização com interesse, moralismo hipócrita, elitismo musical, machismo, transfobia, negação do racismo enquanto problema enraizado, aliança com páginas reacionárias (algumas delas veteranas nas coletâneas de pérolas trazidas aqui no blog), papagaiação da mídia, manipulação de opiniões, uso de falácias de direita, desestímulo do senso crítico e do ceticismo, entre tantas outras, são características muito comuns nessa página.

Fica claro também que ali não existe uma genuína preocupação contra a corrupção e outros desmandos políticos, já que escândalos de corrupção levados a cabo por gente do PSDB, DEM, PPS, PSC, PR, PP, PTB etc., assim como outros graves erros e desvios éticos cometidos por governantes pertencentes a esses partidos, são quase totalmente omitidos, deixando-os livres para continuar cometendo seus crimes. Numa realidade em que a corrupção, o governo em prol de interesses privados, o corporativismo, o paternalismo, o clientelismo etc. são vícios com séculos de tradição e quilômetros de raízes e permeiam quase todos os partidos e instituições políticas que foram criados ao longo da história colonial, monárquica e republicana brasileira, todos esses problemas são postos como se tivessem sido criados e monopolizados pelo PT nos últimos 11 anos e obviamente capitaneados por Dilma Rousseff e Lula.

E isso sem falar na completa omissão de problemas tão ou mais graves do que a corrupção especificamente do PT, como as tantas violações dos Direitos Humanos por parte do braço armado do Estado brasileiro, a concentração de renda, o controle do sistema político pela elite econômica brasileira e internacional, o confisco/roubo de patrimônio público pelo governo para vendê-lo a empresas privadas, as fortes heranças autoritárias da ditadura militar que permaneceram, a crueldade policial, o extermínio de negros pobres, a disseminação dos linchamentos, a propagação do ódio contra minorias políticas pela direita radical brasileira, os problemas de ordem socioambiental, a exploração animal (não só de cães e gatos), o avanço do fundamentalismo religioso contra o Estado Laico e os Direitos Humanos, a recorrência de crimes trabalhistas impunes cometidos por grandes empresas, as violências motivadas por ódio e privações de direitos que minorias políticas (mulheres, negros, pobres, pessoas com deficiência, pessoas trans, afrorreligiosos, ateus, camponeses, indígenas etc.) sofrem cotidianamente etc.

E tudo isso é escancarado aqui. Portanto, se você curte a TV Revolta no Facebook mas não é de direita, não compartilhe mais o conteúdo dela, descurta-a o quanto antes e recomende enfaticamente que outras pessoas não direitistas façam o mesmo. E de agora em diante desconfie de qualquer página que tente posar de “ideologicamente isenta”, proteste contra a iniquidade presente em apenas um partido e esconda sua verdadeira pretensão político-ideológica. Essa página não merece a popularização que vem tendo, e compartilhar o que ela posta poderá ajudar a se acarretar consequências indesejadas sérias em termos de expansão e refinamento da alienação sociopolítica reacionária no Brasil. E o povo brasileiro definitivamente não precisa de ainda mais gente aprendendo a engrossar as fileiras que hoje já são abarrotadas de gente que odeia os pobres e a cultura popular; vomita preconceito contra diversas minorias; alimenta a paranoia anticomunista; demanda golpe militar, prega a cassação das liberdades políticas; defende a perseguição política e a censura contra a esquerda e o PT; distorce maliciosamente a História do Brasil; propaga mentiras, calúnias e falácias com o fim de difamar e desmoralizar seus opositores etc.

No mais, recomendo enfaticamente que este post seja compartilhado para que todo mundo que curte a TV Revolta veja o interesse político que está por trás da máscara dela de “fomentadora do engajamento político cidadão”. Leia no blog a resposta a uma amostra de 60 (+21) imagens coxinhas catadas desssa fanpage.

Obs.: Não estou necessariamente defendendo o PT nem os governos de Lula e Dilma ao esclarecer sobre o Bolsa Família, criticar a malignização absoluta do PT e contestar a crença no imaginário monopólio petista da corrupção e da iniquidade política . Quem acompanha a série de posts de coletâneas de pérolas de direita, incluindo este aqui, sabe que eu tenho fortes críticas de esquerda aos governos federais do PT, ou melhor, sou opositor de esquerda desses governos."

Fonte: http://consciencia.blog.br/

2 comentários:

Junior disse...

Excelente análise;
O Facebook tá virando uma terra de ninguém onde os espertos se aproveitam do efeito manada. Tem sempre gente que se acha muito esperta compartilhando coisas sem sentido e que mal sabem que estão sendo manipuladas, servindo ao interesse de gente que não tem nada a ver com eles.

Robson Fernando de Souza disse...

Obrigado pela divulgação, Luiz Felipe =) (Desculpe a demora em agradecer, só descobri hoje que vc divulgou)

Depois da TV Revolta, a onda agora é a página "Quer Café?", que alterna entre posts engraçadinhos explorando estereótipos escrotos (principalmente estereótipos de gênero), preconceitos diversos (machismo, elitismo, transfobia etc.), imagens motivacionais bonitinhas, boatos e panfletagens reaças.

Uma "pequena" amostra do chorume dessa "Quer Café":
http://consciencia.blog.br/2014/08/mais-60-perolas-coxinhas-preconceituosas-da-pagina-quer-cafe.html

[]s!