29 de junho de 2014

'Hits Brazil': a era dos brasileiros disfarçados que cantavam música romântica em inglês

Foi nos anos 1970.
Embora existisse um exuberante mercado de MPB de alto nível, faltavam aquelas músicas lentas pop românticas para se dançar coladinho.
O jeito era importar as canções da Motown americana e de outras gravadoras da excelente negra soul music, bem apropriadas para as radios mais populares.

De olho nisso e sem pertencer à nata da MPB, cantores e gravadoras se uniram e criaram boas músicas em inglês com personagens disfarçados de ingleses e americanos.
O iniciante Fábio Junior, por exemplo, passou a ser Mark Davis, Crystian da dupla sertaneja com o Ralph na época era apenas o "americano" Chrystian, o produtor Hélio Costa Manso era Steve Maclean, e tinha o Morris Albert (Maurício Alberto), Paul Denver, Dave Maclean, etc. etc.
A gravadora Som Livre chegou a lançar uma caixa com quatro CDs chamada "Hits Again" que continha um livreto que identificava todo mundo. Pena que esteja fora de catálogo atualmente.
O fato é que as músicas eram muito legais. Prova disso é que até o Frank Sinatra gravou "Feelings" do Morris Albert.
Existiam ainda bandas, como Pholhas, Trepidants, Light Reflections, etc.
Good Times...
Selecionamos algumas para matar as saudades.











Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Só para complementar, antes da Som Livre lançar o citado box nos 1990, já havia sido editada uma coletânea em LP em fins dos anos 80 chamado "Hits Brazil" que continha parte das dezenas de canções do box "Hits Again".