30 de setembro de 2011

The Residents, Slipknot e Ivete Sangalo

Enquanto a Ivete Sangalo dá o seu show no Rock(?) in Rio dou uma olhada rápida no You Tube para procurar alguma coisa dos Residents.
Me lembrei deles porque assisti à pouco parte da gravação do Slipknot no RiR. O som não tem nada a ver, mas as máscaras sim.
Só que os Residents fazem isso como filosofia e não como estratégia de marketing. O que não quer dizer que eu não goste do Slipknot.
O mais importante: The Residents existe há quase 40 anos! Mas não tem muita gente fora do circuito de vanguarda que conhece essa banda americana.
E quem conhece não sabe quem são. Trata-se de um dos maiores mistérios da música.

Mas que filosofia é essa? Wikipedia: "Ao longo de seus mais de trinta anos de existência, os Residents sempre mantiveram suas vidas e música na obscuridade. Os membros da banda se recusam a dar entrevistas e nunca expuseram suas identidades, nem mesmo por nome ou por pseudônimos. Apresentações ao vivo e fotos os mostram sempre totalmente disfarçado. O disfarce mais conhecido e característico consiste em smokings, cartolas e máscaras de globos oculares. Apesar de geralmente consistirem em quatro membros, eles já se apresentaram estando em sete, onze ou mesmo uma única pessoa.
Eles justificam essa atitude por afirmarem que o artista produz seu trabalho da melhor forma possível sem a influência de uma audiência, e que ele deve ser julgado apenas por seu trabalho, e seu gênero, sua etnia e, principalmente, sua vida cotidiana, devem ser características irrelevantes para os ouvintes. Essa atitude vem da teoria da obscuridade de N. Senada, uma figura misteriosa que os Residents idolatram."

Teoria da Obscuridade? N. Senada? Wikipedia: "N. Senada (que pode ser um trocadilho com Ensenada, ou "en se nada", que significa "em si, nada") alegadamente foi um compositor da Baviera e um teológo musical, autor da Teoria da Obscuridade e da Teoria da Organização Fonética. Existem debates sobre ele ter realmente existido ou se foi apenas uma invenção dos The Residents. Supostamente nascido em 1907 e morto em 1993 com 86 anos, Senada foi um dos primeiros colaboradores dos Residents, tendo chegado em San Mateo, Califórnia, juntamente com Philip Lithman. Costuma-se especular que, se real, N. Senada pode ter sido o famoso compositor vanguardista e luthier Harry Partch, uma das influências mais perceptiveis no trabalho dos Residents, especialmente em composições como Six Things to a Cycle, além de ser referenciado na canção Death in Barstow.
Outro rumor especula que N. Senada pode ter sido Captain Beefheart, devido ao fato de seus discos Trout Mask Replica e Safe as Milk terem sido gravados no Ensenada Drive, além de também ser uma forte influência para os Residents.
N. Senada alegadamente é o vocalista de uma banda em clube noturno que aparece em Vileness Fats, um filme nunca lançado dos Residents."

Bem não vou me estender mais neste post. Se tiverem curiosidade assistam ao video abaixo dos Residents ao vivo. Lembrando que trata-se de grupo de vanguarda musical e artes visuais. Em caso de estranhamento muito acentudado retorne à Ivete Sangalo, o show dela continua. E hoje ainda tem a Shakira!


P.S.: Nem tudo está perdido. Ivete Sangalo tá cantando agora "Easy" (1977) do The Commodores, já regravado pelo Faith no More e já deu continuidade com "More than Words" (1990) do Extreme, em versão acústica.
Agora, ela precisa ficar dizendo que ama os fãs "pra caralho"? Ao vivo?! Por mim tudo bem...

2 comentários:

Jefferson disse...

Hein?
The Residents?
Só vc mesmo Marquinho!
Mas cuidado para não assustar seus leitores com as teorias estranhas, mas com muito sentido, desse(a)s caras geniais!
As referências cruzadas da Ivete Sangalo foram ótimas! Parabéns!

Marcos Oliveira disse...

É Jefferson, The Residents é mesmo um enigma e fora de qualquer enquadramento.
Mesmo quem gosta de Rock Progressivo fica meio alheio a essa histórica e ao mesmo tempo desconhecida banda.
As referências à Ivete foi porque eu estava escrevendo e ela cantando na TV aí saiu no automático, com humor.
Obrigado pela participação.