6 de setembro de 2011

Um DJ brasileiro e as lojas de LPs de Londres

Há alguns dias inserimos mais um link no campo "Sugestões" do nosso blog.

Trata-se do Blog "Abracadabra - LPs do Brasil" mantida pela "Bruxa do Vinil" onde ela posta raridades esquecidas da música brasileira.


Ripa
LPs (quase todos nunca lançados em CD) e disponibiliza no Blog para baixar via Mediafire ou similar.

Teoricamente isso é contra lei(?!), mas essa "Bruxa" e tantos outros deveriam ser é reconhecidos e pagos pelo trabalho que fazem de resgate e manutenção da memória musical brasileira.

Nos tempos atuais ninguém mais lança quase nada e pode até ser que com essa divulgação retornemos às (re)edições de CDs e LPs destas pérolas que quase ninguém das novas gerações ouviu falar.


Vale a pena a visita a esse blog (se você gosta de boa música brasileira, de todos os estilos).

Hoje ela postou um video de um DJ brasileiro que mora em Londres. No mini-documentário além de Fabrício comentar sobre sua história na cidade ele faz uma tour por lojas de LPs no Soho. Muito interessante.

Inseri o video e copiei o post na íntegra logo abaixo do video.

Vejam tambem no Abracadabra - LPs do Brasil.



Volta no Soho e no Tempo -
Vinil em Londres

Poucas coisas unem tanto o passado e o presente - o analógico e o digital - como o disco de vinil. E poucos representam tão bem o elo entre estas duas eras da tecnologia como a figura do DJ. Pois é, em plena era digital a gente foi dar uma verdadeira volta no tempo, em companhia do DJ Fabricio D.Vyzor. Nesta volta pelas ruas do tradicional Soho londrino, uma espécie de paraíso para os amantes e colecionadores do velho e bom vinil, passamos por 4 lojas: Sister Ray, Reckless Records, Sounds of the Universe e Music & Video Exchange. Dado como morto quando surgiu a novidade do CD, o Soho é uma das provas de que o vinil nunca esteve tão vivo e valorizado. Londres, que nas palavras de D. Vyzor é um dos melhores lugares do mundo para se comprar, vender e trocar vinil, foi também onde ele desenvolveu e expandiu a sua carreira como músico. Na entrevista que fizemos com ele, na casa que divide com a namorada, a baterista e percussionista Ursula Tuca Milan, percebe-se o quanto a música está presente em sua vida. Tudo a ver com Londres, uma cidade sob medida para quem quer enriquecer a experiência musical. É exatamente isso que ele revela quando conta um pouco da sua história, desde as origens da sua formação como DJ, umbilicalmente ligada ao rádio e ao vinil, até a conquista de espaços importantes onde pode mostrar o seu trabalho. O Canal Londres foi a um desses lugares: o Cafe 1001, um dos pontos mais descolados da região de Brick Lane. Fim do dia, as pessoas vão chegando para relaxar no lounge do 1001, e nada melhor do que a mistura de bom gosto que Fabricio tira dos seus vinis. Alguns deles, verdadeiras relíquias de colecionador. Aliás, também faz parte do passeio apreciar algumas preciosidades que fazem parte da coleção de D.Vyzor, como discos em vinil de Jorge Ben, Tim Maia e Cartola, só para ficar em alguns exemplos. É um vídeo tão especial que a gente poderia dizer que é tanto um programa sobre o trabalho de um músico brasileiro em Londres como um verdadeiro guia para quem quer descobrir, nas ruas do Soho, o quanto vale a pena uma volta no tempo. (http://www.canallondres.tv/Canallondres-Musica-Brasileira-em-Londres-Fabricio_D_Vyzor.html)
_______

"Este cara é um exemplo de perseverança, força e vitória , resultado de seu amor pela música e pelos discos de vinil.
Nunca nos encontramos, mas somos amigos desde os tempos do Napster, há uns 10 anos atrás.
Parabéns Fab, muito legal a matéria!" (Bruxa do Vinil do Blog Abracadabra).

7 comentários:

Josi disse...

Marcos, muito legal essas lojas de Londres. Interessante ver um dj brasileiro tocando música brasileira lá.
Valeu!

Josi disse...

Também achei o blog Abracadabra legal. Uma oportunidade de conhecer coisas que eu nunca ouvi.

Unknown disse...

Olá!!
Muito obrigada pela divulgação e pelo incentivo.
É muito bom saber que o Abracadabra leva, além de um pouquinho de cultura, prazer.
Tudo de bom, sempre!
:)

Ryan disse...

Muito bom esse video. Sou rato de loja. Ou era. Quase não existem mais lojas de CDs que dirá LP.
Parabéns ao Fabricio e também ao blog Abracadabra. Valeu pela descoberta Marquinho! Eu tava procurando isso. Existem muitos de Rock Progressivo e música internacional. Mas essas raridades brasileiras, sobretudo música instrumental quase não tem. Quando eu achava, o link para baixar não funcionava. Nesse estão ativos.
Valeu Bruxa do Vinil! Valeu Marquinhos. Valeu DJ Fabricio, direto de Londres!

Fabricio D.Vyzor. disse...

Poxa, que bacana essa divulgacao
Luiz / Marcos...mto obrigado.
Valeu Josi / Ryan e principalmente a Bruxa do Vinil, que e uma Super incentivadora na divulgacao da nossa Musica Brasileira.
Bjs e []'s.

dvZ !!

Marcos Oliveira disse...

É um prazer divulgar seu trabalho Fabrício e também o ótimo blog Abracadabra da simpática Bruxa do Vinil.
O video ficou muito legal mesmo.
Sucesso pra vc aí em Londres!
Obrigado Josi e Ryan pelos comentários.
Abraços a todos!

Marcos Oliveira disse...

Só complementando: o amigo Alfredo Manhães reativou seu blog Vinil e Cia.
Confiram, por exemplo, como se faz um disco de vinil em http://vinilecia.blogspot.com/