15 de novembro de 2011

A agonia da extinção: Rinocerontes Negros

A espécie humana, implacácel como sempre,  um enígma a ser decifrado!  Ela ocupa, explora, esgota...e não se dá conta dos excessos...para ela - mesmo que em plena era dos avanços impressionantes das tecnologias da informação no mundo moderno - tudo e todos os demais neste Planeta são frutos a serem colhidos, energias a serem sugadas, bastam simples sentidos de sobrevivência e domínio para darem conta das justificativas, mesmo que representem uma decadente intervenção autodestruidora.

Os rinocerontes não estão imunes a isso, eles são apenas mais uma vítima. Estes magníficos animais são na verdade sobreviventes improváveis de nosso tempo. Além de não mais haver terras disponíveis para mamíferos tão especializados e tão dependentes de grandes extensões de áreas livres da ação humana, os países africanos, onde ainda habitam, estão mergulhados em conflitos sociais e ambientais de toda ordem e gravidade.

Não fossem alguns poucos apaixonados sonhadores e obstinados estudiosos da vida natural, estes animais já teriam sido eliminados da face da Terra, como várias outras espécies o tem sido ano após ano!

São em momento assim que o pensamento nos remete ao olhar profundo dos ecologistas...

É muito provável que a decadência veloz da biodiversidade terrestre, também reserve para nós, mamíferos humanos, tempos  implacáveis pela frente, num futuro não muito longínquo! Os ciclos vitais da biosfera, segundo muitos estudos já publicados, e também segundo a percepção de muitos povos das florestas, por nós tratados como primitivos, indicam uma crise aguda na dinâmica da evolução das espécies e dos ecossistemas, dentre elas os humanos e dentre eles as cidades caóticas, tamanha a intervenção e destruição  dos biomas e biotas, uma prática comum de expansão, nos últimos 200 anos, dos "homo-sapiens"  na epiderme terrestre - toda vez que utilizo este termo para identificar os humanos, lembro-me dos ensinamentos do Edgar Morin, pois para ele os humanos não somente são "sapiens", mas também "demens"! Daí o nosso destino!





Flying Rhinos from Green Renaissance on Vimeo.

"RIO - Um impressionante vídeo divulgado na semana passada mostra um rinoceronte vendado e suspenso de cabeça para baixo por um helicóptero. As imagens fazem parte de uma dramática operação de resgate promovida pela WWF para tirar os animais do alcance dos caçadores ilegais. Embora pareça uma forma drástica de transportar os rinocerontes, os especialistas defendem que é uma das formas mais fáceis e gentis de movimentar esses grandes animais por longas distâncias."

Nenhum comentário: