Recebi um texto bem legal com mais uma daquelas definições de assuntos importantes para nós. Neste caso é sobre "filhos".
Desde o Kalil Gibran que esse desafio tão grande que é criar bem os filhos tem sido explorado por escritores e poetas.
O texto que recebi era atribuído ao escritor português ganhador do Prêmio Nobel, José Saramago. Opinião de peso, então.
No entanto resolvi pesquisar e logo descobri que o texto não é dele. Não tem mesmo muito a ver com seu estilo digamos mais de 'descrédito' com uma visão mais 'amarga' dessas coisas.
Em um blog descobri uma resposta da fundação que cuida dos interesses do já falecido escritor genial:
“Temos sido questionados com frequência acerca deste assunto, e o que podemos esclarecer é que não reconhecemos o texto que circula na web como sendo da autoria de José Saramago, supondo nós tratar-se de mais uma falsa atribuição de autoria, como tantas outras impossíveis de impedir de circular…”
Sem mais e Cordialmente,
Rita Pais
Fundação José Saramago”
Mas e o texto? Vou reproduzir ele aqui porque achei legal, independente de não ser do Saramago. Para quem possui (possui?) filhos tem muito a ver.
Definição de filho, por José Saramago (não é de Saramago!)
“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário