30 de novembro de 2011

A crise na Grécia e na Itália: o mesmo veneno, o mesmo erro ou "A Grande Perversão"


Leonardo Boff divulgou esta semana um texto de sua autoria acerca da crise econômica na Grécia e na Itália.

O texto não é tanto sobre análise das origens da crise, mas sobre o que tem sido feito até agora para resolver o problema.


Economistas (e não políticos eleitos pelo povo) vão determinar o que fazer.

O problema: tem esses técnicos uma visão humana da questão?

Eis aqui algumas colocações de Boff sobre esse tema tão espinhoso que está mexendo com a vida de milhares de europeus:

- "Quem só entende de economia acaba não entendendo sequer a economia. A crise não é de economia mal gerida, mas de ética e de humanidade. Estas tem a ver com a política".
- "Não se pode usar o veneno que criou a crise como remédio para curar a crise".

- "Chamaram para chefiar os respectivos governos da Grécia e da Itália gente que pertencia aos altos escalões dos bancos. Foram os bancos e as bolsas que provocaram a presente crise que quase afundou todo o sistema econômico. Esses senhores são como talibãs fundamentalistas: acreditam de boa fé nos dogmas do mercado livre e no jogo das bolsas. Em que lugar do universo se proclama o ideal do greed is good, em português, a cobiça é coisa boa? Como fazer de um vício (e digamos logo, de um pecado) uma virtude? Estes estão sentados em Wall Street de Nova York e na City de Londres. Não são raposas que guardam as galinhas mas as devoram. Com suas manipulações transferiram grande fortunas para poucas mãos. E quando estourou a crise foram socorridos com bilhões de dólares tirados dos trabalhadores e dos pensionistas. Barack Obama se mostrou fraco, inclinando-se mais a eles que à sociedade civil. Com os dinheiros recebidos continuaram a farra já que a prometida regulação dos mercados ficou letra morta. Milhões de pessoas vivem no desemprego e na precarização, especialmente jovens que estão enchendo as praças, indignados, contra a cobiça, a desigualdade social e a crueldade do capital."


- "Quando a sociedade eclipsa a razão, fica cega, perde o sentido de estar juntos e se vê atolada no pântano dos interesses individuais ou corporativos. É o que temos visto na atual crise. Os prêmios Nobel de economia, mas humanistas, Paul Krugman e Joseph Stiglitz repetidamente escreveram que os players de Wall Street deveriam estar da cadeia como ladrões e bandidos.
Agora na Grécia e na Itália a Grande Transformação ganhou outro nome: se chama a Grande Perversão".

Leia o artigo todo: Leonardo Boff

Nenhum comentário: