7 de novembro de 2011

Tea Party x Ocupe Wall Street

No dia 6 de novembro de 2012, exatamente daqui a um ano, vai acontecer a eleição presidencial americana.
Obama vai tentar a reeleição pelo Partido Democrata e os Republicanos estão em campo para escolher o candidato que vai enfrentá-lo.

Por causa da crise mundial (do e provocada pelo capitalismo), especialistas apontam novos elementos na corrida presidencial do ano que vem na mais poderosa (ate quando?) nação do planeta.

Como a situação econômico/social está afetando por demais a vida até então tranquila da maioria dos americanos, começam a existir reações tanto políticas como da sociedade (pelo menos de parte dela).
Até agora o mais visível é a polarização dos movimentos "Tea Party" e "Ocupe Wall Street". No primeiro caso uma tentativa de manter o status neoliberal, garantindo as conquistas... dos bem nascidos!
Até onde entendi, Tea Party é de extrema direita.
Já "Ocupe Wall Street" parece ser uma resposta socialista ao poder e a riqueza concentrados em poucos elementos: políticos, grandes corporações, bilionários, que acusam de responsáveis pela crise.
Vai valer a pena acompanhar a corrida eleitoral em 2012 nos EUA, até para tirarmos ou consolidarmos nossa opinião a respeito.


Obtenham mais informações e análise no artigo "Tea Party e Ocupe Wall Street mostram polarização nos EUA a um ano de eleição" na BBC Brasil.

Nenhum comentário: