14 de fevereiro de 2013

A Armadilha do Progresso: Como Sobreviver

Imperdível!
Essa dica eu vi no blog Doc.Verdade.
Trata-se de um documentário da BBC (2011), com excelentes imagens e idéias melhores ainda.
As questões estão na linha de tentar definir o que é o Progresso, se ele é bom ou mal e como sobreviver a ele. Bem, a ideia de "sobreviver" demonstra que tem algo errado na "evolução humana".
Tem legendas em português e aproximadamente uma hora e meia de duração. Mas vale cada minuto gasto. No mínimo porque é interessante e curioso. No máximo por trazer fatos cruciais para nossa reflexão, para nossa vida.

"A ascensão da Humanidade é geralmente medida pela velocidade do progresso. Mas e se o atual progresso estiver nos prejudicando, em direção ao colapso? Ronald Wright, autor do best-seller "A Short History Of Progress" (A Breve História do Progresso), que inspirou este documentário, mostra como as civilizações do passado foram destruídas pelas "armadilhas do progresso" - tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas comprometem o futuro.
Com a pressão sobre os recursos mundiais aumentando e as elites financeiras levando nações ao fundo do poço, poderá nossa civilização globalizada escapar da catástrofe - a "armadilha do progresso" final?
Através de imagens marcantes e insights iluminadores, de pensadores que investigaram nossos genes, cérebros e comportamento social, este réquiem do modelo de progresso usual também propõe um desafio: provar que tornar macacos mais inteligentes não é um beco sem saída evolucionário."

Nenhum comentário: