23 de fevereiro de 2013

Oscar: os filmes que não vi e uma dica especial

Quem gosta de cinema não teve escapatória nos últimos 50 anos: somos todos 'formados' pelos
filmes e seriados americanos.
O Império (também de Guerra nas Estrelas) não precisou nem contra-atacar, dominou as telonas e telinhas desde a década de 1950.
Nada a reclamar mas é bom lembrar que boas coisas produzidas ao longo desde tempo foram de diretores e roteiristas que migraram para os EUA.
Foi assim na música também. A melhor coisa que fizeram veio dos descendentes dos africanos: Jazz e Blues (de onde veio o Rock).
Tivemos a nossa Atlântida entre outras iniciativas brilhantes que não se mantiveram. Poderíamos ter uma Bollywood auto-sustentável como na Índia sem contar as ótimas produções asiáticas e européias. Mas isso outra história.
O fato do post é comentar sobre os filmes indicados para o Oscar. E aí está o problema: quando vi a lista levei um susto. Provavelmente pela primeira vez na história desta vidinha não vi nenhum, eu disse nenhum, dos indicados ainda.
Ou estou indo menos ao cinema ou estou escolhendo os filmes errados. Epa! Talvez não. Pode ser que os indicados é que não sejam mesmo as melhores opções para o meu gosto momentâneo. Exceto aquele do Ang Lee, baseado no livro plagiado do brasileiro Moacir Scliar. E o "Django" do Tarantino.
Há de se considerar também as poucas opções que temos nos atuais cinemas de Shoppings.
Por causa disso vejo cada vez mais as gravações que faço de filmes fora do circuitão que procuro em canais de filmes na TV fechada.
Esta semana, por exemplo, vi com meu filho "2010, o ano que faremos contato" (acho que da década de 1980), que se não foi dirigido por Kubrick (como em "2001, um Odisséia no Espaço") pelo menos se manteve fiel ao livro de Arthur C. Clarke que fez a continuação da saga a partir da idéia de um brasileiro (ele cita isso no livro).
Voltando ao tema principal, lendo a sinopse dos filmes indicados e alertado por miha filha (de 16 anos) e pelo amigo Jarbas, percebe-se que a maioria dos filmes indicados são voltados para o próprio umbigo. Fazer o que... Os filmes são deles e a festa do Oscar é deles.
Gostaria que "Skyfall" (esse eu vi e é inglês) entrasse na lista até como merecida homenagem pelos 50 anos da série 007 (e porque é bom mesmo). Vai concorrer em fotografia e canção original. Leva as duas estatuetas em minha opinião. Aliás a musa Adele fez essa linda canção em menos de 24 horas, segundo ela.
Para quem gosta da festa (que completa 85 anos) vale a pena sintonizar o canal TNT a partir das 20:30h de amanhã.
Já na série "procurando bons filmes que não vi" a dica é ver (ou gravar) neste sábado no Telecine Premium "A Invenção de Hugo Cabret" de Martin Scorsese, que teve 11 indicações ao Oscar em 2012.
Na sequencia, a música "Skyfall" da Adele traduzida.

1. Os miseráveis: melhor filme, ator, atriz coadjuvante, canção original, mixagem de som, figurino, design de produção, maquiagem e cabelo 2. "O lado bom da vida": melhor filme, diretor (David O. Russell), atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante(Robert De Niro), atriz coadjuvante (Jacki Weaver), edição. 3. "Lincoln": melhor filme, diretor (Steven Spielberg), ator coadjuvante (Tommy Lee Jones), atriz coadjuvante (Sally Field), roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha sonora original, mixagem de som, figurino, design de produção. 4.Indomável sonhadora: melhor filme, melhor diretor, melhor Atriz 5. "As aventuras de Pi": melhor filme, diretor (Ang Lee), roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha sonora original, canção original, efeitos visuais, edição de som, mixagem de som, design de produção. 6. "Amor": melhor filme, diretor (Michael Haneke), atriz (Emmanuelle Riva), filme estrangeiro, roteiro original, roteiro adaptado 7. "Django livre": melhor filme, ator coadjuvante (Christoph Waltz), roteiro original (Quentin Tarantino), edição de som. 8. "Argo": melhor filme, ator coadjuvante (Alan Arkin), roteiro adaptado, trilha sonora original, edição de som, mixagem de som. 9. "A hora mais escura": melhor filme, atriz, roteiro original, edição e edição de som.

2 comentários:

Josi disse...

Ótimo texto, Marcos. Adorei!
Bjs.

Ryan disse...

Tô igual a vc Marcos, tmbm não vi nenhum! Mas valeu pelo dica do filme A Invenção de Hugo Cabret. Estava querendo ver há muito tempo!