2 de fevereiro de 2014

Humor: Quem quer trabalhar em uma época de quase pleno emprego?

Chega a ser patético ou tragicômico ver os analistas econômicos do Jornal das Dez da GloboNews tentando transformar uma ótima notícia em uma nota meia-boca ou desqualificando números através de mirabolantes jogadas de gráficos e palavras.
Não sei o que eles estão querendo. Ou sei. Os analistas políticos (com raras exceções) costumam ir pelo mesmo caminho.


Sardenberg pede emprego para quem não quer, nem precisa de emprego
por Luiz Carlos Azenha

"Vários leitores, nos comentários, nos chamaram a atenção para a fala do economista Carlos Alberto Sardenberg no Jornal da Globo sobre a taxa recorde de desemprego. Deveria ser uma notícia boa, certo?

Ficou assim, segundo o comentarista global, que parece abrir com um ato falho:

Nos temos aquela história, alguns até dizem que os números mostram qualquer coisa que você quiser que mostre, basta torturá-los que eles entregam. Nós temos aqui alguns indicadores importantes, o primeiro deles que eu acho que é importante ressaltar é essa queda no número de pessoas trabalhando.

Isso aqui é comparação mês contra o mesmo mês do ano anterior. Então por exemplo em dezembro de 2012 havia 3% a mais de pessoas trabalhando que um ano atrás. Reparem que a coisa foi caindo, né.

Aqui, estabilizou em setembro, agora em outubro, novembro e dezembro você teve queda, quer dizer, nesse último trimestre do ano tinha menos gente trabalhando que no último trimestre de 2012. A população ocupada diminuiu.

Como é possível isso ocorrer e ao mesmo tempo você ter uma queda da taxa de desemprego?

A explicação tá aqui, ó, primeiro você tem isso aqui, População Economicamente Ativa, que é todo mundo que tá trabalhando e as pessoas que querem trabalhar e não conseguem emprego. Então são os 96% que estão trabalhando e os 4% da taxa de desemprego.

Repare aqui, tava crescendo 1,7% [em 2012], cresceu 0,6% no ano passado, a população cresce mais do que isso, portanto tem mais gente sem trabalhar. E esse número fica expresso aqui ó, nesse índice de participação. Tá aqui, ó, dos brasileiros em idade de trabalhar 57,8% [estavam ocupados em 2012], no mês passado ficou em 56,7%, quer dizer, diminuiu o número de pessoas que podem trabalhar e estão trabalhando.

Pergunta: Sardenberg, e por que esse número de pessoas que não trabalham, não querem trabalhar, não procuram emprego, aumenta? Tem uma explicação?

Não tem uma explicação assim medida, mensurada. Mas você tem umas hipóteses muito boas: renda familiar maior, quer dizer, a família já tá com a renda suficiente, não precisa mais gente de trabalhar; jovens ficando mais tempo na faculdade, isso é um bom sinal; aposentados, no Brasil é normal que o aposentado volte a trabalhar, mas parece que o número tá diminuindo, menos aposentados estão voltando a trabalhar e também beneficiários de programas sociais; e finalmente, que é o dado mais negativo, que é o nem-nem, são jovens que não estão habilitados, não trabalham e nem estudam. Esse é o grande problema.

O resumo da ópera é o seguinte: todo mundo que precisava trabalhar e que quer trabalhar tá trabalhando, agora precisa criar empregos para atrair esse pessoal aqui”.

PS do Viomundo:  O “teste de hipóteses” é uma das notáveis contribuições da Globo ao jornalismo brasileiro; Sardenberg conseguiu pedir a criação de empregos para pessoas que não querem, nem precisam trabalhar. Ao fim e ao cabo, transformou o recorde histórico numa notícia meia boca, com o apoio de gráficos e barras cintilantes. “Bom jornalismo”, diriam alguns."
Fonte: Viomundo

Um comentário:

Anônimo disse...

O PRÍNCIPE ACHOU
OS BLOGS SUJOS !
O “Conde” sabe onde o Príncipe aplicava – com BV gordo – a verba da SECOM …

Hoje é dia de extrair gordura saturada dos “ensaios” do Príncipe da Privataria no Estadão e no Globo.

Como se sabe, o PiG é o fórum privilegiado dele e dos tucanos, que os blinda até na próstata.

Sem o PiG, ele e o Cerra não passariam de Resende.

Como seu papagaio de pirata, o Aécio Never não passará de Juiz de Fora.

O Príncipe está chateado com os blogs sujos.

“Blog sujo”, como se sabe, é expressão do Padim Pade Cerra, criada na campanha heroica de 2010, quando foi devidamente acachapado por um poste.

Dois anos depois, por outro …

Em 2002 tinha sido por nordestino sem dedo, que, segundo o FHC, não passa de um marqueteiro. Clique aqui para ler “O ódio de FHC por Lula só faz aumentar”.

Quem também se irrita com os blogs sujos é o Gilmar Dantas (*), agora irremediavelmente imortalizado na obra irrespondível de Rubens Valente, “Operação Banqueiro”, líder de audiência na Folha (**).

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/02/01/dantas-gilmar-tremei-operacao-banqueiro-e-o-que-mais-vende/

Gilmar ameaçou ir ao Ministério Público Federal – que nutre por ele amor ilimitado – para saber quem paga as contas do ansioso blogueiro.

(O Diogo Inadimplente Mainardi levantou uma hipótese sobre a matéria e acabou em Veneza.)

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/01/21/inadimplencia-desaba-e-cai-na-cabeca-do-mainardi/

Agora, o Presidente da Privataria Tucana, outro best-seller, se deixa trair:

“As pesquisas eleitorais estão a indicar que os eleitores começam a mostrar cansaço. Fadiga de material. Há 12 anos o lulopetismo impõe um estilo de governar e de se comunicar que, se teve êxito como propaganda, demonstra agora fragilidade. Toda a comunicação política foi centralizada, criou-se uma rede eficaz de difusão de versões e difamações oficiais pelo País afora, os assessores de comunicação e blogueiros distribuem comunicados e conteúdos a granel (pagos pelos cofres públicos e empresas estatais) e se difundiu o “Brasil maravilha”, que teria começado em 2002.”

Se entre os “blogueiros pagos pelos cofres públicos e empresas estatais” o ilustre Príncipe quiser incluir este modesto Conversa Afiada, estamos prontos para uma litigância judicial.

E vamos levantar os gastos da SECOM do Príncipe, sob a batutta imaculada do “Conde”, o Andrea Matarazzo.

E detalhar a política de distribuição de verbas e BVs, pela tabela cheia, à Rede Globo de Televisão.

Que tal ?, Príncipe ?

Muito estranha que o Príncipe se preocupe com blogueiros sujos.

Afinal, como diz o seu mais … legado, Gilmar Dantas (*), a gente cabe numa kombi !

Clique aqui para ler “o que seria de Dantas sem o Gilmar ?”.

Aqui para ler sobre “Daniel Dantas é credor de FHC ?”.

Aqui para ler “Andre Lara Resende e o banco Matrix eram dez vezes o Opportunity ?”.

E aqui para ler do Azenha – “O que vem depois da 2474”.

Se o Príncipe tivesse um pouco mais de juízo, ele se contentaria em tratar de flores.

Ou de Max Weber, sua suposta especialidade.

A Kombi tem sete fôlegos.


Paulo Henrique Amorim


(*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.

PAULO HENRIQUE AMORIM

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/02/02/o-principe-achou-os-blogs-sujos/