13 de fevereiro de 2014

Uma belíssima revoada

Estorninhos de diversas partes da Europa são como pardais no Brasil. Embora não sejam originários dali, se adaptaram muito bem.
Mas podem ser encontrados em diversas partes do mundo, inclusive por aqui.
Depois do video reproduzimos texto da Wikipedia sobre eles. Atenção no último parágrafo.
O vídeo é fantástico. Assistam em tela cheia, com som ativado.
Mostra a revoada das aves, provavelmente ao fim do dia (ou ao alvorecer), com uma incrível capacidade de organização de grupo em pleno vôo, formando diversas formas no ar. Um verdadeiro balé da natureza nos céus da França.
Vídeo feito por Phillipe Lavaux com música de Guillaume Bories.
O filme ganhou o prêmio "Prix du Public", no Festival de Filmes da Natureza, Bélgica, dezembro de 2013.

Descrição:
"Nuvens de estorninhos da Europa Central se reúnem em Provence no inverno, por causa do clima e das condições de alimentação.
Eles vêm em dezembro e voltam em março.
Costumam descansar durante a noite em pinheiros.
Eventualmente são atacados por aves de rapina, como falcões peregrinos e Pardais-gaviões.
O vídeo foi filmado em 2012 e 2013 perto de Avignon (sudeste da França)."


Wikipedia: "O estorninho-comum (Sturnus vulgaris), também chamado de estorninho-malhado, é um pássaro da família dos esturnídeos, nativo da Eurásia e introduzido na América do Norte, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Nidifica por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais. Choca de 4 a 6 ovos.
Caminha rápida e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento (insetos e vermes). Pode ser confundido com o melro-preto, com comportamento e cor semelhante. Tem porém a cauda mais curta e o bico de cor amarela menos intensa que do melro.
É de comportamento gregário e voa em bandos compactos, em interessantes evoluções, mudando rapidamente de direção, tal como um cardume de peixes. Com frequência, após a época de reprodução, oferecem esse espectáculo tanto no campo como nas grandes cidades.
Distingue-se do estorninho-preto por este não apresentar qualquer mancha clara durante o verão, ao contrário do malhado. No inverno ambos apresentam pequenas manchas, sendo menores as do estorninho-preto.
Os estorninhos-malhados visitam a península Ibérica durante o inverno, enquanto os estorninhos-pretos permanecem durante todo o ano.
Uma característica interessante e menos conhecida dos estorninhos é a sua capacidade de ingestão de álcool. Graças a uma enzima específica que produz, consegue processar o álcool 14 vezes mais rapidamente que um ser humano o que lhe permite ingerir em grandes quantidades uma série de frutos e bagas que tendem a fermentar a partir de certo nível de maturação1 ."

Um comentário:

MARIA INÊS disse...

LINDO, LINDO, LINDO!
MARAVILHAS DA NATUREZA!