22 de maio de 2014

"Dilma Bolada" e a guerra suja nas redes sociais

“Eles me ofereceram meio milhão”, denuncia criador de Dilma Bolada
Jeferson Monteiro, autor do perfil que satiriza a presidenta Dilma, denuncia tentativa de cooptação pelo PSDB para embate eleitoral na internet
"Destaque na revista Forbes como o personagem fictício mais influente do Facebook, o perfil Dilma Bolada faz crescer os olhos de quem trabalha com redes sociais. A popularidade da página que satiriza a presidenta Dilma Rousseff, com mais de um milhão de seguidores e postagens com alcance de 3,2 milhões de pessoas por semana, desperta o interesse até dos adversários da presidenta. Nesta segunda-feira, o criador do personagem, o estudante de publicidade Jeferson Monteiro, denunciou ter recebido proposta de R$ 500 mil para trabalhar para o PSDB.

Segundo ele, o contato foi intermediado pela Agência Ama de publicidade que pretendia vender a personagem ao PSDB. O objetivo seria fortalecer o jogo do partido nas redes sociais. “Eles me ofereceram meio milhão”, garantiu Jeferson à Agência PT de Notícias.

Por telefone, ele confirmou o relato postado em seu perfil pessoal no Facebook na noite da segunda-feira (19). Ele reafirmou que o primeiro contato com a Ama aconteceu há cerca de 15 dias. Depois disso, o estudante recebeu um e-mail (leia abaixo) do programador Pedro Guadalupe, um dos principais responsáveis pela estratégia tucana na internet.

Jeferson afirma ter estranhado a mensagem enviada por Guadalupe e, como possui um histórico de desentendimentos públicos com ele, inclusive pelo Twitter, decidiu manter a conversa.

O autor da Dilma Bolada conta que Guadalupe já havia tentado tomar-lhe a marca por meio de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que acabou não acontecendo. Desta vez, entretanto, a conversa ocorreu em tom amistoso.

“Acho que o interesse na Dilma Bolada, vindo de um partido que prega tanto e fala tanto sobre uma guerra limpa na internet, é questionável”, explicou.

Pulo do Gato - A partir de então, segundo contou o estudante de publicidade, ele e Guadalupe trocaram diversos e-mails. Neles, o tucano dá dicas do que pretendia ao tentar cooptá-lo.

Numa das mensagens, o Guadalupe afirma que é preciso definir como aproveitar o personagem para mudar opiniões políticas na rede e que o importante do Dilma Bolada é o “capital político/poder”. “Esse é o pulo do gato”, afirmou em mensagem eletrônica.

Com isso, o perfil Dilma Bolada renderia ao publicitário R$ 500 mil. Mas Jeferson não deu sequência à negociação, segundo afirma. Para ele, que garantiu manter com o personagem no Facebook, sua lealdade “não pode ser comprada”.

Por meio de nota à imprensa, os tucanos negaram qualquer envolvimento no caso. “O PSDB Nacional desconhece inteiramente o assunto citado e não mantém qualquer tipo de contrato com o blogueiro Pedro Guadalupe”, afirma o texto.

A Agência Ama não retornou às tentativas de contato. Funcionários da empresa informaram, por telefone, que o diretor identificado apenas por “Zeca” entraria em contato posteriormente, o que não aconteceu.

Jogo sujo - Pedro Guadalupe é um velho conhecido nas redes. Ele trabalhou, em 2012, na campanha do PT em Belo Horizonte, mas no ano seguinte passou a prestar serviços ao PSDB.

Seu trabalho sujo é conhecido. Ele é o autor das paródias de “Faroeste Caboclo” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff e até mesmo com o apresentador de tevê Sílvio Santos.

A empresa Legião Urbana Produções Artísticas, do filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, entrou com ação indenizatória por danos materiais e morais contra Guadalupe.

Em mais uma de suas ações, ele criou a página Dilma Bolada Fake, que foi um fracasso na rede. Atualmente, o tucano distorce informações para os sites Dilma Mente, PTBrás e Muda Mesmo.

Guadalupe não foi localizado para comentar a denúncia.

Matéria atualizada às 20h39: A Agência Ama divulgou nota na qual nega trabalhar para partidos políticos e afirma que não ter oferecido qualquer valor ao autor da página Dilma Bolada.

Por sua vez, Pedro Guadalupe se manifestou por meio de seu perfil no Facebook. Ele negou ter contrato com o PSDB e afirmou ter entrado em contato com Jeferson após saber, por meio da Agência Ama, que ele teria interesse em negociar o perfil Dilma Bolada. "
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias
Veja a troca de e-mails aqui.
Endereço no Facebook: Dilma Bolada

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo Vianna: Na campanha, tudo em família entre PSDB e mídia

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

No mesmo dia, duas revelações: a campanha do PSDB assediou dois comunicadores, tentando atraí-los para a candidatura de Aécio Neves.

Jeferson Monteiro, responsável pelo perfil @dilmabr (o famoso “Dilma bolada”), disse não aos tucanos. Ofereceram dinheiro para que ele se bandeasse pro outro lado. É o que diz o Jeferson (leia abaixo a carta boladíssima, em que ele esculhamba a campanha do PSDB).

Otavio Cabral, jornalista da revista “Veja” disse “sim” aos tucanos. Cabral é o mesmo que escreveu uma biografia de péssima qualidade sobre o ex-ministro José Dirceu. Mario Sergio Conti (que de petista não tem nada, mas mantem o hábito de escrever em português intelígível, e de desprezar jornalistas que pisoteiam a verdade factual) esculhambou o Cabral. Disse que a biografia é “invencionice delirante”.

Aécio não se importou com isso. O sujeito é ruim de apuração, escreve mal? Não tem problema nenhum. Importante para o PSDB é consolidar as alianças formais com a mídia velhaca. Assim como tenta fechar com o Meirelles do PSD para vice, Aécio propõe aliança formal com a Abril. São partidos políticos: Abril, PSDB, Folha, Globo, DEM. E jogam juntos. Os cabrais fazem o serviço sujo enquanto os patrões se acertam pelo alto.

Jeferson não foi para a campanha de Aécio, ok. Mas Cabral, a rigor, também não “foi”. Ele sempre esteve nela. Jamais deixou de estar. Agora formalizou tudo. Outro fato: Cabral é casado com a editora da coluna ”Painel” da “Folha” – dedicada a temas da Política. A tal editora (Vera Magalhães) vai-se declarar impedida para publicar qualquer nota sobre a eleição presidencial? Bobagem. A mulher de Ali Kamel (Patricia Kogut) assina a coluna de TV de “O Globo”. E não há qualquer impedimento. Tudo se resolve em casa. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres…

A mídia velhaca brasileira é um grande acerto familiar. A Revolução de 30 não chegou à imprensa – que vive como se ainda estivéssemos na República Velha.

Jeferson é o ponto fora da curva nessa história de acertos familiares. Não é à toa que os cabrais, mervais, kamels e koguts sejam filhos da … (ops, calma) velha imprensa. Enquanto os jefersons, cloacas e outros detestados pelos kamels e mervais são resultado da revolução digital.

O Aécio está errado? Não. Claro que não. Ele se cerca de gente da mais absoluta confiança. Já o PT faz o que? Contrata para SECOM, para campanha e tudo mais, jornalistas ligados ao tucanato.

Cabral segue firme, construindo uma gloriosa biografia no jornalismo familiar, cujo subproduto é o tucanato.

Jeferson fez uma opção diferente. O que posso dizer é que, ao recusar o convite do PSDB, o criador de “Dilma bolada” perdeu a chance de construir – ao lado de Aécio – uma longa e brilhante carreira.

http://www.rodrigovianna.com.br/

Anônimo disse...

A Carta de Jeferson no Facebok

“DILMA BOLADA NÃO ESTÁ À VENDA!

Pois bem, como todos sabem há 4 anos eu criei a Dilma Bolada. Desde então minha vida mudou muito devido a isso. Conheci diversas pessoas, lugares e aprendi um monte de coisa. A minha personagem trouxe uma releitura da vida cotidiana da mulher que governa o nosso país, o tom pessoal sempre foi o mesmo, a exaltação e exacerbação da figura de poder de Dilma. Dilma essa que eu sempre admirei, ainda quando Ministra do Presidente Lula, e que resolvi lá em 2010 criar uma conta fake para assegurar o nome de usuário para que terceiro não o usassem de má fé. Bem, o resto dessa história vocês já sabem.

Tudo ocorrera muito bem até que a repercussão e a influência da Dilma Bolada começou a ganhar destaque na mídia de uma forma geral. Isso acabou atraindo a atenção de pessoas que não simpatizavam com a Dilma verdadeira, a Presidenta. Em meados do ano passado, eu tive um sério problema com uma pessoa chamada Pedro Guadalupe(que hoje trabalha para o PSDB). Pra quem não sabe, Guadalupe é um auto-intitulado “marketeiro digital” que atua em Minas Gerais(mas na verdade a especialidade dele é mesmo comprar uns bots, inflar páginas, spam, umas montagens ~engraçadas~ toscas tudo com o engajamento tendendo a zero). Ele já trabalhou para o PT e agora está com o PSDB. Pois bem, ano passado esse mesmo Pedro Guadalupe criou uma página também chamada “Dilma Bolada” e ameaçou dizendo que caso eu não me juntasse a ele e apoiasse quem ele apoiava, ele iria tomar o nome “Dilma Bolada” de mim e derrubar a minha solicitação de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), ele não apenas me mandou mensagens dizendo como expôs isso no Twitter onde todos puderam ver o caráter do sujeito. Eu, obviamente, ignorei e tudo que ele falara foi de fato um blefe.

Dito isto, vamos aos fatos:

Há algumas semanas uma agência de publicidade entrou em contato comigo para conversar. Eu naturalmente aceitei porque é normal as agências procurarem blogueiros e influenciadores para parcerias, eventos, etc. Então, um dos diretores então marcou uma reunião por videconferência e me explicou do que se tratava: a agência que administra diversas páginas aqui no Facebook disse que estava interessada em me convidar para o “casting” deles pois viam em mim um “potencial muito grande”.

Primeiramente eles quiseram saber se eu estava coordenando ou tinha algum contato com a direção do PT, ao negar eles foram direto ao assunto: a agência tinha um plano de venda de apoio político das suas páginas para as Eleições Presidenciais deste ano. Ou seja, diversas páginas que todos curtem, gostam e recebem conteúdo diários, iriam fazer campanha eleitoral para o candidato que fechasse um contrato milionário com eles e iria assim difamar os opositores, praticamente um “mensalet”. Na hora que ele me disse isso, eu fiquei meio que sem reação. A naturalidade com que tudo era dito, era realmente inacreditável.

Anônimo disse...

Quando eu pedi para que me fosse detalhado o plano, ele me adiantou que já havia tentado fazer acordou ou reunião com a Equipe do PSB(Eduardo Campos) e PT(Dilma Rousseff) mas que não obtivera sucesso. Contudo, ele afirmou que o PSDB de Aécio Neves ficou muito interessado na transição e que havia chances de fecharem com eles. Eu concordei e disse que era bem o estilo tucano de ser e que provavelmente obteriam sucesso nas negociações.Ao fim da conversa, ele perguntou se eu toparia fazer parte dos “talentos” dele para que fosse feita a negociação com a turma do PSDB. Para a supresa dele eu aceitei. Por sua reação ele provavelmente deu pulos de alegria. Ele não estava acreditando que já tinha o maior trunfo nas mãos: eu, com a Dilma Bolada, para o ninho tucano. (HAHAHA – SABE DE NADA INOCENTE!)

Aos finalmentes: uns dias depois, o cara me retorna o contato dizendo que falou com o Pedro Guadalupe, membro da equipe digital de Aécio Neves, que por sua vez queria falar comigo. Nem deu tempo d’eu responder: o próprio Pedro Guadalupe me enviou um e-mail ansioso se fazendo de amigo, no melhor estilo “lobo em pele de cordeiro” num cinismo sem igual e como se nunca tivesse feito nada pra mim, querendo saber se era mesmo verdade que Dilma Bolada, estava a venda para aproveitar a personagem e usar o seu “capital político/poder para mudar opiniões” dos internautas. Confirmei que eu tinha falado com a Agência e que tudo deveria ser tratado por via dela. A tal agência, por sua vez, disse que eles queriam que eu assinasse um CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE para garantir uma amarra da Dilma Bolada a eles e que pudessem efetuar a transação com os tucanos. Eu, é claro, não assinei coisa alguma.

Fui em frente, levando a coisa só pra saber até onde ia a cara de pau. Informei que só assinaria após que estivesse tudo acertado e depois que falassem de como seria de fato o tal esquema. Diante disso, na semana passada, a Agência combinou com Pedro Guadalupe uma reunião com os dirigentes responsáveis pelo veredicto final…Pra mim foi o bastante. Eu, como vocês podem ver, não esperei o tal veredicto.

Resolvi expor tudo isso aqui porque eu há mais de 1 ano venho sido constantemente atacado por pessoas dessa corja. Sujos e cínicos que têm a capacidade de inventarem mentiras absurdas que vão desde histórias de que mantenho “ligação direta com a Presidenta” até “de sou pago com o dinheiro público e recebo R$120 mil/mês” como foi dito recentemente num blog de simpatizantes tucanos. Não, Pedro Guadalupe, eu não quero o dinheiro sujo de vocês. Diferentemente de você eu tenho caráter. Mas é esse o tipo de gente, que Aécio que diz com a maior cara de pau do mundo que “não vai tolerar campanha suja na internet” mantém na equipe, em contato constante com sua irmã, fazendo o possível e impossível para atacar a honra das pessoas e espalhar todo esse chorume de desinformação na internet.

É lamentável que tenhamos chegado a um ponto tão baixo.Por fim, eu queria dizer que nem todo mundo tem seu preço. E que eu e nem a minha criação estão a venda, nunca estiveram. Eu esperei ansiosamente pra escrever isso: vocês podem comprar quem quiserem mas a mim não. O que eu faço não há dinheiro no mundo que pague. Vocês deveriam ter sido um pouquinho mais espertos e terem tido o feeling pra saber que eu não sou e nunca vou ser como vocês. Lealdade não se compra e nem se vende.

RALA TUCANADA!”