29 de maio de 2014

Humor de Quinta: Costinha

Pesquisei na Internet e descobri que a Loterj - Loterias do Estado do Rio - ainda existe. Confesso que achei que tinha acabado há muito tempo.
É que nos anos 1970 e 1980 ela era muito forte no território fluminense, mas atualmente não está tão presente nem na mídia nem no dia a dia da maioria das pessoas.
Essa é apenas uma explicação inicial, uma introdução do motivo que me levou a interromper a série que estava apresentando no Humor de Quinta sobre a nova geração de humoristas brasileiros.
De repente percebi que muitos deles tinham sido muito influenciados pelo Costinha, um dos maiores que o Brasil já teve.
Foi, junto com o Ary Toledo (atualmente com 76 anos mas ainda em atividade), um dos pioneiros do humor escrachado feito de forma solitária em palcos de teatro. Atualmente com essa onda de importação de termos, é chamada stand up comedy.
Sua forma de comédia, totalmente livre das convenções, mais tarde chamadas de "politicamente corretas", invejam muitos humoristas atuais que tem de se segurar para não cometer deslizes que gerariam críticas.
O carioca Costinha morreu em 1995 mas deixou um legado que é seguido (bem de longe) por muitos dos novatos da atualidade.
Seu jeito irreverente, sua cara debochada e suas piadas "pesadíssimas" o fizeram o tipo de cara que dava vontade de rir só de olhar para ele.
Mas não sei se faria sucesso com as novas gerações.
Voltando ao parágrafo inicial, no início dos anos 90 ele fez uma campanha publicitária para a Loterj que fez muito sucesso. E era bem comportada. O que só foi revelado anos depois foi um segundo comercial que ele realizou nas mesmas seções de gravação, totalmente contrário do oficial.
No vídeo abaixo foram colocadas as duas versões. No início, a que todos viram e logo na sequência a tirada humorística em cima do mesmo texto, só que totalmente subvertido.
Para os sensíveis que não gostam de palavrões, expressões chulas, desrespeito à moral e aos bons costumes, bem como menores de idade, recomendo não ver.
Costinha era um gênio do humor e da criatividade. Que o digam os novatos.

5 comentários:

Junior disse...

Ótima Marquinhos! Você está certo.
Se existisse hoje do mesmo jeito, o genial Costinha seria acusado, julgaldo, condenado, crusificado, esquartejado em praça pública.
Por causa do humor sem graça de hoje não dá vontade de mandar esse tal de "politicamente correto" ir tomar naquele lugar?

Marcos Oliveira disse...

Que lugar Junior?
No centro do olho do cu?
Cabe um esclarecimento: cu não tem acento.
Quer dizer, fica em um assento, no caso a bunda, que alguns se referem como sendo nádegas, mas essa é uma palavra chula.

Junior disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Você está na profissão errada Marquinhos!!

Anônimo disse...

Marquinho. Justíssima homenagem ao Costinha. O problema da nova geração é que eles sempre acham inventam as coisas, sempre de forma "inovadora". Além do Costinha e do Ari Toledo, citados por vc, tínhamos (e temos) o José Vasconcelos, Jô Soares, Chico Anísio, Juca Chaves e outros que sempre foram fabulosos na tal da "stand up comedy". Essa galera atual é tudo "Cumpadre Washington". Sabem de nada, inocentes...

Marcos Oliveira disse...

Ótimo comentário! Ótimas lembranças de nomes de gerações passadas.