3 de junho de 2014

Enquanto isso, no país da Copa...

A verdade é que tem uma parcela da direita torcendo para que dê tudo errado na Copa.
Misturaram as coisas.
O "complexo de vira-latas" utilizado como palanque para as eleições de 2014. E a que preço.
Uma pena que não deixem para tudo ser resolvido de forma clara em 5 de outubro. Como deve ser em qualquer democracia.
Sobretudo nas redes sociais tem jogadores sujos anti-PT. Mesmo que para isso joguem na lama o nome do próprio país, vitrine agora no exterior nesta Copa do Mundo.
Os ataques merecem respostas com dados e fatos. Recolhi então na Internet alguns banners e imagens que servem como resposta a esta elite dos Jardins e seus asseclas.















2 comentários:

P.F. disse...

Aos poucos vai ficando claro para a maioria das pessoas que a Copa não é nem a razão nem a solução dos problemas do país. O Mundial 2014 é uma celebração de culturas do mundo inteiro, promovida a partir do futebol. A oportunidade de realizá-la, apesar de nos obrigar a conviver com a arrogância da Fifa, ajuda a mostrar o país para o mundo, com suas belezas, com suas proezas, com sua pujança, e também com suas dificuldades, com seus problemas sociais a serem superados, com todos os preconceitos que ainda convivemos e com o jeito próprio de ser do brasileiro.

É fato que a Copa foi politizada pela mídia, temerosa de que o governo ganhasse dividendos com o evento. E espalhou-se confusão na cabeça dos leitores de manchetes, que passaram a acreditar que fazer o mundial retiraria fortunas da educação e da saúde e que o país não teria condições de realizar uma copa do mundo. Confundiu-se propositalmente financiamento com orçamento público, investimentos gerais do país com dinheiro do governo. Procurou-se diminuir os óbvios lucros que o país terá com a propagação de elefantes brancos que depois não se sustentariam, como se cada obra da copa fosse um ente isolado.

Por outro lado, governos e prefeituras aproveitaram o Regime Diferenciado de Contratações, que faz parte da lei especial aprovada para a Copa, para incluir como legado uma série de obras de infraestrutura e de mobilidade urbana, das quais independe delas a realização do torneio. Obras em aeroportos, metrôs, vias públicas, portos e até hospitais, que terão 80% de conclusão ao iniciar o evento. O RDC cria mecanismos licitatórios mais ágeis do que a famosa lei 8666, o que permitiu que obras importantes entrassem na matriz de responsabilidade do evento e sejam utilizadas pela população antes, durante e principalmente depois que os mais de 600 mil turistas forem embora.

Do ponto de vista exclusivo do esporte e da recepção aos que forem aos estádios, tudo está pronto para a Copa. Do ponto de vista futebolístico, tudo aponta para a realização da melhor copa de todos os tempos, com grandes atletas de todo o mundo prontos para dar espetáculo em belíssimos estádios que não deixam nada a desejar aos seus rivais no mundo.

Mais que o legado no momento, a realização da Copa do Mundo será uma confraternização de culturas. Existem caravanas do mundo todo vindo para o Brasil. Temos uma seleção que reconquista a paixão da torcida, após a decepção das últimas copas, e que deve praticar um futebol bonito e alegre. Famílias, rodas de amigos, grupos no trabalho, todos já se organizam para ver a Copa. Mesmo com toda a pressão da mídia por um lado, que vai transformar em escândalo cada lâmpada queimada ou um banheiro sem papel higiênico, por outro lado mesmo ela tem interesses econômicos envolvidos.

Ou seja, não se intimide com os anti-copa. Na hora de torcer até eles virão junto. Decore sua casa, junte a galera para o churrasco, coloque o verde e amarelo no seu Facebook e na sua alegoria. É hora de glorificar o orgulho de ser brasileiro, e ter a certeza de que isso não nega as lutas que temos que travar antes, durante e depois da copa para construir um país melhor. A Copa não é do governo, não é do PT, nem é da Fifa. Ela é do povo brasileiro, se exibindo ao mundo do jeito que ele é. E convide seu amigo vira-lata para fazer a festa junto com você. Temos direito de ser um país, e do país que sonhamos todos fazem parte. Até os que latem contra ele.

Anônimo disse...

Pessoas foram influenciadas a Odiar a Copa por Desinformações "famosas" como esta, da brasileira Carla Dauden, que reside nos EUA e ganhou notoriedade por fazer um vídeo, falando em INGLÊS, do porquê dela não vir a Copa do Mundo no Brasil, justificando com muitos dados distorcidos.

Ainda houve aqueles que espalharam aos 4 ventos que dinheiro federal da Educação e da Saúde foram parar em Estádios, o que claramente não é verdade, como essa página aqui há tempos mostrou:

https://www.facebook.com/NerdPolitizado/photos/pb.147297588801995.-2207520000.1401298720./213366042195149/?type=3&theater

Devemos ainda lembrar que no Brasil, ao contrário de Japão~Coreia e da Alemanha, era preciso se fazer quase tudo no que se diz a Mobilidade Urbana e Infra Estrutura e a MAIORIA dos gastos da Copa no Brasil se deram nestas áreas.