2 de novembro de 2011

The Book Is On The Table: "1984" x "Admirável Mundo Novo"

Faz algum tempo que não postamos aqui uma de nossas "séries" que denominamos satiricamente de "The Book Is On The Table".
E o motivo é bem simples. Como trata-se de resenhas acerca de livros que tenhamos lido recentemente e como não temos tido tempo de ler nada de novo...
Mais claramente: temos lido muito pouco ultimamente. O que me faz sentir saudades dos tempos em que lia uma média de um livro por semana. Ou ainda, quando lia até três livros simultâneamente.
Aí veio a ideia de fazer comentários sobre livros antigos que de alguma forma marcaram momentos de minha vida como leitor.
Logo de primeira me lembrei de três:
- "A Revolução dos Bichos" (1945, George Orwell): Uma fábula satírica sobre totalitarismo e socialismo, "narrando uma história de corrupção e traição, recorrendo a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas".
- "1984" (1949, George Orwell): "O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como o do "Big Brother" são utilizados extensamente."
- "Admirável Mundo Novo" (1932, Aldous Huxley): "narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual".
Sobre esse último, décadas depois, Aldous Huxley voltou ao assunto em "Retorno ao Admirável Mundo Novo", um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam se realizando graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.
Bem, eu falei em retornar a livros antigos, mas isso não significa que eu os tenha lido na época de lançamento (rs). "1984", por exemplo, eu li em... 1984! Já os outros dois em li nos anos 1970.
O romance de Orwell inspirou Rick Wakeman (tecladista do Yes) em um álbum também chamado "1984".
Mas este post acabou não sendo uma resenha sobre os livros. Por coincidencia me chegou via e-mail uma pequena história em quadrinhos baseada em um outro livro do educador e especialista em novas tecnologias Neil Postman. O livro chama-se "Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business" de 1985. Em uma livre tradução seria "Morrendo de tanta diversão: discurso público na era do Show Business".
A HQ é de autoria de Stuat McMillen, feita em 2004 e traz um pequeno resumo do livro de Neil Postman que nada mais é do que uma comparação das visões de futuro de Orwell e Huxley. Para o autor quem atualmente tem um percentual de acerto maior é Aldous Huxley.
Vejam a HQ que reproduzimos abaixo e entenderão melhor. Aproveitem para tirar as próprias conclusões.










Huxley temia que nos tornássemos uma cultura irrelevante, trivial, preocupada apenas com banalidades.





E como quase sempre priorizamos um pouco de música em nosso blog, uma do citado disco "1984" de Rick Wakeman, que foi utilizado como trilha em um filme baseado no livro.
Lindíssima canção chamada "Julie's Song".




P.S.: Não tem nada a ver com o post, mas é só para observar o fato que continuamos ultrapassando a marca dos 2.000 acessos diários.
Tal feito deve-se em parte pelos acessos diretos à página principal como também por acesso indireto à páginas com posts mais antigos via sites de pesquisa (sobretudo Google web e Google imagens).
O segundo tipo de acesso traz uma curiosidade: como nosso blog é "multidisciplinar" - com milhares de posts sobre artigos diversos ao longo desses anos - significa que, mesmo se pararmos de fazer novas postagens, ainda assim continuaríamos com muitos acessos por um bom tempo devido ao nosso extenso 'banco de dados' de assuntos e imagens.
Interessante, não acham? Coisas de Internet.
Bom feriado!

5 comentários:

Ryan disse...

Marcos, parabéns pelo post. Um dos melhores dos últimos tempos. Vc é sempre brilhante.
Mas como percebo detalhes de entrelinhas acho que tinha um recado final naquele P.S. Temo que estejas desistindo do blog. Vc não deve parar porque vc é muito bom nisso e gosta do que faz. Tem alma nos seus posts.
O Luiz Felipe também é ótimo, mas parece que já desistiu. Continue vc ou crie blog com seu nome, mas nos informe o endereço. Espero que o Luiz Felipe volte, vcs são complementares no blog. Tem muita coisa óbvia na Internet ou especializada demais. Aqui não. É sempre um prazer ver as novidades q vcs nos trazem.
Abraços.
Bom feriado.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelas palavras de elogio e incentivo, Ryan. Nosso problema (tanto o meu como o do Luiz Felipe) é manter o nível, com postagens regulares mas a verdade é que falta tempo. Mas não desistimos ainda!
Abraços.

Marcos Oliveira disse...

Aliás ontem batemos mais uma vez o recorde de acessos em um periodo de 24 horas.
Acredito que o motivo foi aquele que já comentei em outro post: muitos acessos em uma postagem "Musa da Semana" que fizemos em homenagem à Luana Piovani (nesse caso por conta da série "A Mulher Invisível" exibida na terça à noite na TV).
Foram 3.213 acessos!

Marcos Oliveira disse...

Só para finalizar e manter o registro: também o número de seguidores / participantes do blog aumentou nos últimos dias.
Obrigado e abraços a todos!

Luiz Felipe Muniz disse...

Concordo com vc Ryan, este post foi de fato um dos mais brilhantes do blog, o Cardozo se supera a cada nova investida!

Fique tranquilo quanto a mim e acho que posso tb afirmar pelo grande amigo Marcos, não pensamos em deixar este espaço! O blog pode e talvez já deveria ter outro nome, acho que veremos isso em breve...mas uma coisa é certa, ele foi gestado a partir de convicções para lá de surreais!

Somos ambos de um tempo analógico, de uma geração que surrou e vivenciou os limites das classes sociais deste país em nossas próprias famílias e com uma boa dose de sorte e esforços pessoais, de alguma forma muito plena, conseguimos aprender - e continuar aprendendo livremente - saberes atuais e mais remotos...e continuamos com o entusiasmo dos jovens, um pouco mais experientes é verdade, mas empenhados e legitimamente envolvidos e entrelaçados com este novo Brasil e com essa gente tropical maravilhosa...o futuro de nossas próximas gerações passará inevitavelmente pela internet e pelas mutações radicais e velozes...o nosso blog e todos vcs que nos acompanham teremos cada vez mais um papel nisso tudo!

Valeu meu amigo Ryan, muitíssimo grato pelo incentivo e elogios, isso nos motiva, isso nos inspira, continuemos por aqui!