19 de setembro de 2014

Eleições: as mais recentes pesquisas, as tendências e uma análise bem interessante

"A nova queda do Ibovespa de quase 1,5% de alguma forma reflete esses dados. O tal mercado financeiro quer o Pré Sal privatizado e o Banco Central independente e por isso festeja quando candidatos que apoiam essas propostas melhoram nas pesquisas. Já quando Dilma mostra sua força, os tais agentes do mercado fazem bico."

Nesta madrugada o Datafolha (que alguns conhecem como Datafalha e outros como Datatrolha) deve divulgar mais uma pesquisa.
O mais importante são os trackings (pesquisas diárias) dos partidos que apontam tendências.
E o mais preocupante são pesquisas que não mostram tendências mas são tendenciosas.
Melhor acompanhar análises de jornalistas independentes como o Renato Rovai.

Trackings apontam Dilma com no mínimo 37% e Aécio fora do 2o turno
"Depois de muitos leitores terem me procurado entre ontem e hoje, o blogueiro saiu a caça de trackings e conseguiu acesso a dois que revelam correta a análise feita aqui quando da  divulgação da última pesquisa Ibope.

O primeiro, aponta os seguintes resultados. Na espontânea, Dilma tem 31%, Marina 23% e Aécio 11%. Na estimulada, Dilma 38%, Marina 29% e Aécio 17%. Aécio não cresceu de forma consistente nos últimos dias e vem oscilando entre 15% e 17%. Neste mesmo tracking, no segundo turno Dilma e Marina empatam em 41%.

No segundo tracking, Dilma tem 32%, Marina 20% e Aécio 12% na espontânea. Já na estimulada, Dilma tem 37%, Marina 26% e Aécio 15%. Ou seja, Dilma abre 11 pontos sobre Marina no primeiro turno. E a candidata do PSB abre os mesmos 11 pontos sobre Aécio. No segundo turno, Dilma venceria Marina por 43% a 41% neste tracking.

Os resultado de trackings são muito mais interessantes para apontar tendências. Neste em que Dilma abre dois pontos de vantagem sobre Marina no segundo turno, a petista já esteve dez pontos atrás no dia 22 de agosto. Ou seja, a sua recuperação é consistente e nada indica que a campanha de questionamento do programa de governo de Marina tenha lhe tirado força ou criado problemas.

Os analistas com quem conversei dizem que para Aécio ir ao segundo turno ele precisa de um milagre. Ou seja, Marina precisa ser atingida por um nocaute que lhe levasse à lona. Só assim o tucano conseguiria ultrapassá-la.

A nova queda do Ibovespa de quase 1,5% de alguma forma reflete esses dados. O tal mercado financeiro quer o Pré Sal privatizado e o Banco Central independente e por isso festeja quando candidatos que apoiam essas propostas melhoram nas pesquisas. Já quando Dilma mostra sua força, os tais agentes do mercado fazem bico.

Por curiosidade, você acha que o que é melhor para esses tal agentes de mercado é melhor para a maioria do povo brasileiro?"

3 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Datatatrolha:
Dilma-37
Marina - 30
Aecio - 17
Segundo turno:
Marina - 46
Dilma - 44
Os números melhoraram para Dilma em relação à pesquisa anterior.
Os especuladores da bolsa e do pré-sal não gostaram. :-)

Anônimo disse...

Se analisarmos os dados das pesquisa IBOPE e Data Folha de São Paulo e Rio de Janeiro existe uma diferença ainda maior entre Dilma e Marina, pois no Rio pelo IBOPE Dilma 37% e Marina 34% (8,5% do eleitorado Brasileiro) Data Folha Dilma 30% e Marina 36%. Em São Paulo IBOPE Dilma 25% e Marina 38% (22,5% do eleitorado Brasileiro) Data Folha Dilma 26% e Marina 40%. Por que o IBOPE não fez nacional???? Pesquisas eleitorais não basta olhar tem que analisar os dados,tem muita coisa obscura e interesses nelas, não dá pra confiar mesmo. Buscam sempre influenciar a interesse de quem?

Anônimo disse...

Especulador da bolsa, banqueiro e raposas de Wall Street querem tirar Dilma. Temos que mobilizar! Antes era nas ruas , agora é na net! Rogério Barreto