23 de setembro de 2014

Complicou para o Globope: Dilma abre 18 pontos de vantagem sobre Marina, tornando possível vitória no primeiro turno (Vox Populi)

Dilma amplia vantagem e venceria Marina no 2º turno, diz Vox Populi

Presidente possui 40% das intenções de voto, contra 22% da ex-senadora. Aécio Neves tem 17%

do R7

Mesmo com margem de erro, Dilma Rousseff derrota Marina Silva e Aécio Neves no 2º turno, de acordo com Vox Populi

"A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem sobre Marina Silva (PSB) entre o eleitorado para 18 pontos percentuais, superou a ex-senadora no 2º turno e venceria a corrida à Presidência da República se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, divulgada nesta terça-feira (23).

A presidente tem 40% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, enquanto a ex-senadora aparece com 22%. Aécio Neves (PSDB) registra 17% da preferência. Os votos brancos e nulos são 6% neste recorte, e os eleitores indecisos totalizam 12%.

Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada um. Já Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) não marcaram pontos.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% da preferência do eleitorado, contra 27% de Marina e 15% do candidato do PSDB. Naquela ocasião, os votos brancos e nulos eram 8%, e os eleitores indecisos totalizavam 12%.

A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado (20) e o último domingo (21), em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00733/2014.

Segundo turno

O Vox Populi também fez duas simulações de segundo turno, e a candidata do PT venceria tanto Aécio Neves (PSDB) como Marina Silva (PSB).

Em um cenário contra Marina, a presidente tem 46% das intenções de voto, contra 39% da ex-senadora. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Marina não alcança Dilma neste cenário, que ainda tem 9% de votos brancos e nulos e 6% de eleitores indecisos.

Em outra hipótese, com Dilma Rousseff contra Aécio Neves, a presidente tem 49% das intenções de voto, contra 34% do senador. Os votos brancos e nulos seriam 10% dos votos, e os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Regiões

Considerando o recorte de intenções de voto por regiões, Dilma Rousseff (PT) está na frente de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) em todas as áreas.

No Sudeste, onde estão os dois maiores colégios eleitorais do País (SP e MG), a petista tem 37% da preferência, contra 30% da ex-senadora e 20% de Aécio. Os outros candidatos têm 3%, os votos brancos e nulos são 8% e os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 16%.

No Sul, Dilma Rousseff tem 37%, contra 23% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves. Os outros candidatos totalizam 4%, os brancos/nulos são 2% e os indecisos, 15%.

No Nordeste, Dilma tem 55%, Marina aparece com 22% e Aécio registra 8%. Os outros candidatos conseguiram 1% na pesquisa, enquanto os brancos e nulos são 6% e os indecisos chegam a 8%.

Por fim, no Centro-Oeste/Norte, Dilma chega a 44% das intenções de voto, contra 23% de Aécio e 20% de Marina. Os outros candidatos à Presidência são 3%, enquanto os brancos e nulos são 3% e os indecisos, 7%.

PS do Viomundo: Os números do Vox indicam que as perdas de Marina foram majoritariamente para Dilma. Que as curvas são contínuas. Outros indicadores das pesquisas Ibope e CNT trazem boas novas para Dilma Rousseff."

2 comentários:

Anônimo disse...

O DATACAF estava certo!

Anônimo disse...

Vox Populi liquida a fatura no 1º turno

Por Altamiro Borges

A pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta terça-feira (13), deve causar uma baita insônia na direita nativa. Segundo o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff subiu quatro pontos percentuais e está com 40% das intenções de voto. Já o “furacão” Marina Silva, que agora mais se parece com uma “marolinha”, perdeu cinco pontos e aparece com 22%. E Aécio Neves, o cambaleante tucano, voltou a respirar – mas ainda com a ajuda de aparelhos –, cresceu dois pontos e tem 17%. Diante do resultado, a revista CartaCapital concluiu que Dilma “poderia vencer já no primeiro turno”.

“Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta aparece com 46% e Marina com 39%. É a primeira pesquisa onde Dilma lidera a disputa em uma nova votação. No caso da disputa entre a presidenta e o tucano Aécio Neves, Dilma teria 49% e Aécio, 34%”, observa a revista. O resultado do Vox Populi destoa da pesquisa do Ibope, também divulgada nesta terça-feira. O instituto de Carlos Augusto Montenegro – que deve ser vendido para uma multinacional britânica nos próximos dias –, ainda apresenta um quadro mais disputado.

Conhecido por suas ligações com o alto tucanato, o Ibope aponta um crescimento de Dilma Rousseff, de 36% para 38%; uma pequena queda de Marina Silva, de 30% para 29%; e uma surpreendente alta de Aécio Neves, que subiu quatro pontos e chegou a 19%. Os números são estranhos e destoantes. Em quais deles a direita nativa vai se basear para definir os seus próximos passos? Ela vai apostar as suas fichas na aventura Marina Silva ou no candidato “mais preparado” das forças neoliberais, Aécio Neves? Em síntese: haja insônia nas próximas duas semanas!