28 de setembro de 2014

Mauritis Cornelis Escher

E em nossa série "cinco anos de blog", trecho de um post que fizemos em 2011 sobre o genial Escher.
 

"(...) Não sei se todos vocês conhecem a obra desse holandês que viveu entre 1898 e 1972. Meu primeiro contato com as obras dele foram ainda nos anos 1970 por conta de umas capas de discos e pelo interesse pelo estilo Surrealista. Não que Escher possa ser categorizado nesse gênero, mas sua obra faz referência ao mesmo.

Mauritis Cornelis Escher foi um gênio que explorava em suas pinturas princípios matemáticos, ilusões de ótica, padrões repetitivos, etc. Havia muito simbolismo também e é um desafio desvendar esses símbolos e metáforas intelectuais e emocionais.


Recentemente aconteceu no Rio uma grande exposição do artista. Acho que atualmente está em São Paulo. Chama-se "O Mundo Mágico de Escher".

Conforme já falei não existem muitas obras de Escher que tenham como referência as estações do ano, além da citada. Mas a passagem do tempo representada por esse inverno-primavera não deixa de ser uma espécie de enigma e as emoções provocadas por momentos assim também são mágicas e de difícil explicação racional. Tudo conforme as obras de Escher. Por isso resolvi colocar aqui, além de "Três Mundos", algumas outras obras do pintor holandês
(...)."





Nenhum comentário: