4 de julho de 2009

Crises Internacionais

No ranking das crises internacionais - que não terminam nunca - destaques neste fim de semana para Honduras, Irã e Coréia do Norte. Esta última lançou neste início de sábado mais meia dúzia de mísseis de sua coleção. Japão e Coréia do Sul levemente preocupados...

Coreia do Norte dispara seis mísseis em apenas um dia, diz Seul.
Mísseis, supostamente do tipo Scud, caíram no Mar do Japão.
País teria 700 projéteis de vários tipos em seu arsenal.

"A Coreia do Norte disparou mais um míssil na direção do Mar do Japão neste sábado, totalizando seis disparos em apenas um dia, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, com base nas informações do Ministério de Defesa da vizinha Coreia do Sul. Os testes ampliam as tensões na região. O país comunista ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas provas militares.

Com os exercícios militares deste sábado, a Coreia do Norte já acumula 10 lançamentos a partir da última quinta-feira (2).

O sexto experimentol ocorreu às 16h10 locais (4h10 de Brasília), segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Os primeiros mísseis foram lançados, segundo o governo sul-coreano, por volta de 8h deste sábado (20h de sexta-feira, 3, em Brasília), a partir da base militar de Gitdaeryong, próxima à cidade litorânea de Wonsan, em direção ao Mar do Japão. Esses mísseis teriam um alcance de quase 500 km.

O terceiro projétil balístico subiu às 10h45 (22h45 no Brasíl), informou o Ministério de Defesa sul-coreano. O quarto míssil foi disparado pouco depois. O quinto foguete foi lançado às 14h50 (2h50 deste sábado, em Brasília). Não há ainda informações sobre os tipos desses últimos projéteis testados.

O governo japonês informou que ao menos um míssil tem característica de um Rodong, que pode voar cerca de 1.000 km.

O secretário-chefe do Gabinete japonês, Takeo Kawamura, emitiu uma declaração em que diz que "é um grave ato de provocação contra a segurança dos países vizinhos, incluindo o Japão"."
Fonte: G1

Nenhum comentário: