29 de julho de 2009

Novas chances na luta contra a Mudança Climática



EUA e China assinam memorando sobre clima

Por Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil

Os dois maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta fecharam um acordo de cooperação para lidar com as mudanças climáticas, o que pode significar uma maior chance de sucesso no fechamento de um tratado em Copenhague

Depois de meses de posturas pouco flexíveis nas discussões climáticas, os Estados Unidos e a China parecem estar mandando um sinal para a comunidade internacional de que a Conferência do Clima de Copenhague pode ser bem sucedida.

Os dois países assinaram nesta terça-feira (28/07) um memorando de entendimento no qual se comprometem a aumentar a cooperação em 10 áreas, que incluem eficiência energética, renováveis, uso de carvão limpo, tecnologias ‘smart grid’ e carros elétricos.

“Nossos países têm uma grande contribuição a dar no esforço global para combater as mudanças climáticas, na busca por energias mais limpas e na proteção do meio ambiente”, disse conselheiro de Estado chinês, Dai Bingguo.

Durante a cerimônia de assinatura do memorando, realizada em Washington, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou que ele demonstra a importância das mudanças climáticas no relacionamento entre os dois países, ao criar uma plataforma para o diálogo e cooperação política. “Além disso, ele nos fornece diretrizes para trabalharmos juntos nas negociações climáticas internacionais e acelerar a transição para uma economia de baixas emissões.”

Os chineses também parecem satisfeitos com o documento, apesar de deixarem transparecer nas entrelinhas que são os EUA que devem ter que se empenhar mais para compensar as emissões feitas no passado.

“Apesar das diferenças entre nossas nações, como o estado de desenvolvimento, responsabilidades históricas e respectivas capacidades, existem condições para um trabalho conjunto, reforçando a necessidade de aumentar a cooperação entre EUA e a China nessas áreas”, declarou Dai.

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=61061&edt=1

Um comentário:

Anônimo disse...


This blog was... how do I say it? Relevant!! Finally I've found something which helped me. Many thanks!