7 de julho de 2009

A Gripe Suína (parte 35)

No início as autoridades sanitárias ficaram um pouco perdidas com essa pandemia (já se acharam?) e a imprensa conseguiu piorar ainda mais o quadro informativo. Bem, sem poder afirmar se ele está 100% certo, segue uma entrevista que o Ministro da Saúde deu ontem.

Temporão minimiza gripe suína e diz que gripe comum é problema mais sério

CAROLINA FARIAS da Folha Online
"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, minimizou a situação da transmissão da gripe suína --gripe A (H1N1)-- no Brasil. "Tem muita gente que pensa 'é uma doença com nome diferente' e então pensa que é diferente. Ela tem um nome diferente porque é um novo vírus, mas o comportamento dessa doença, na vida real, nos mostra que agora é muito parecida com a gripe comum", disse Temporão, após vistoriar uma central de regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira.
Dados do Ministério da Saúde divulgados domingo (5) apontam que o país tem 885 casos da doença, com uma morte registrada.
"Em 2006 morreram no Brasil, de complicações causadas pela gripe comum, 70 mil pessoas. A gripe comum é um problema muito mais sério de saúde pública do ponto de vista de mortes do que essa nova gripe que começou agora. Mas, como é uma doença nova, tudo pode acontecer, nós estamos trabalhando com todos os cenários possíveis, mas a situação é de tranquilidade", disse o ministro.
Segundo Temporão, a grande maioria dos casos de gripe suína no país são leves e podem ser atendidos e orientados pelo plano de saúde, por unidades de atendimento ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde). "Temos de impedir que casos mais graves se compliquem. Temos de ter leitos, para atender quem precisa de internação", afirmou.
O ministro afirmou que o ministério tem 10 mil medicamentos prontos para os casos da doença e começará a transformar a matéria-prima em mais medicamentos. O país tem estocadas matéria-prima para produzir 9 milhões de medicamentos."
LEIA MAIS EM:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u591360.shtml

Nenhum comentário: