28 de junho de 2009

Bob Dylan: No Direction Home


Com a morte de Michael Jackson e as emoções que isso despertou ao redor do mundo, me perguntei como vamos de ídolos atualmente. A impressão é que essa época está acabando. Não falo só de música, mas de artes de forma geral, de política, esportes, enfim aquelas pessoas que faziam a diferença. Não está sobrando muita gente e não vejo nada surgindo nas novas gerações. Não sei se isso é bom ou mal, mas o mundo de hoje parece também não ter tempo para isso. Na minha infância e adolescência foi bom ter Pelé, Beatles, Martin Luther King, Gibran, etc. Hoje, não sei não. O que vemos são “releituras”...
O que me fez pensar sobre isso, além da morte de Michael Jackson – que, convenhamos, é um ídolo de história polêmica, não considerando a parte musical – foi um documentário que acabei de assistir (mais uma vez) agora (quer dizer, antes do jogo): o magnífico “No Direction Home”, de Martin Scorsese, que conta o início da trajetória do grande poeta e cantor Bob Dylan, entre 1960 e 1965. Nele entendemos um pouco mais a genialidade desse mestre e o que ele vai deixar como legado. Não só a “canção de protesto” (e suas belíssimas mensagens sobre os direitos humanos), mas uma ponte entre a antiga música Folk (importantíssima) e a eletrificação do Rock, destacado no vídeo pelo lendário poeta beat Allen Ginsberg. Isso proporcionou uma perpetuação de um tipo de canção que poderia desaparecer no tempo e no espaço.
Para esse, quando ele se for, o mundo terá a obrigação de derramar muitas lágrimas. Um verdadeiro ídolo. Daqueles que, aparentemente, não mais surgirão.
“Vinde pais e mães / De todo país / E não critiqueis o que não consegues entender / Os vossos filhos e filhas escapam ao vosso controle / O vosso velho caminho está ficando pra trás.” (de “The Times They Are A-Changin’”).
“Quantas mortes serão necessárias até que se saiba que já morreu gente demais? / E quantas vezes pode um homem virar o rosto, fingindo que não vê o que vê?” (em “Blowin’ in the Wind”).

MCO

Nenhum comentário: