1 de junho de 2009

Mais uma pesquisa da sucessão: já empatou!

Acaba de ser divulgada pesquisa CNT/SENSUS onde Dilma encostou e empatou tecnicamente com Serra.

"Segundo a pesquisa espontânea (em que os eleitores falam espontaneamente os nomes do candidatos), Serra e Dilma empataram tecnicamente com 5,7% e 5,4% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos."

"Em março, última edição da pesquisa CNT/Sensus, Dilma havia registrado somente 3,6% na pesquisa espontânea contra 8,8% de Serra. Os números divulgados em maio mostram a reação da petista no cenário eleitoral."

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de não poder disputar o terceiro mandato, ainda aparece como líder na pesquisa espontânea com 26,2% das intenções de voto. O percentual de votos em Lula subiu em relação a março, quando 16,2% dos eleitores afirmaram que votariam no petista."

"O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse acreditar que o crescimento de Lula na pesquisa espontânea tem relação ao crescimento do seu desempenho pessoal --que subiu de 76,2% em março deste ano para 81,5% em maio."

"A disputa direta entre Dilma e Serra, com os nomes dos candidatos apresentados aos eleitores, também mostra o crescimento da petista frente o tucano. Segundo a CNT/Sensus, Serra ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, porém, os votos na pré-candidata do PT somaram apenas 16,3% --o que mostra o crescimento da sua candidatura perante os eleitores."

"Serra, por sua vez, registrou 45,7% das intenções de voto em março deste ano. O tucano perdeu quase cinco pontos percentuais em relação ao mês de março."

"O crescimento de Dilma, segundo Guedes, é consequência da percepção do eleitorado brasileiro de que a petista é efetivamente candidata --mesmo depois do anúncio de que sofre de câncer linfático. "O PT tem uma identificação espontânea no eleitorado, é uma candidata que angaria os votos do partido. É uma tendência normal", disse Guedes. "
Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário: