24 de junho de 2009

Novas configurações no mercado consumidor



Wal-Mart lança pacto pela sustentabilidade
Por Neuza Árbocz, para a Envolverde

Iniciativa visa melhorar eficiência socioambiental de toda cadeia de suprimentos. Contando com a adesão de empresas do porte da Cargill, Unilever, Nestlé, Bunge, e os frigoríficos Marfrig, Friboi e Betim, o Wal-Mart assinou ontem (23/06), em solenidade realizada em São Paulo, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, um pacto para a construção de uma cadeia de suprimentos sustentável . “Este pode parecer o momento errado para pedirmos aos nossos parceiros maior compromisso com questões socioambientais, mas aqueles que se engajarem, crescerão conosco”, declarou Mike Duke, presidente da cadeia Wal Mart, ao propor um pacto de sustentabilidade a todos seus parceiros no Brasil.A iniciativa faz parte do programa da empresa para implementar mais eficiência socioambiental em suas operações, iniciado em 2005, que prevê metas globais de redução de resíduos, diminuição de emissões de gases de efeito estufa, incentivo a produtos sustentáveis e melhor gestão e aproveitamento de água e energia. Agora, o Wal-Mart coloca todo o seu poder de influência, representado por uma rede de mais de 7900 lojas em todo o mundo, abastecidas por mais de 100 mil fornecedores, para construir a cadeia de suprimentos do futuro.Entre as ações adotadas pelo programa do Grupo, constam a redução do uso de sacolas plásticas por seus consumidores (em 33% até 2013, em todo o mundo, 50% no Brasil), construções ecológicas, como em Neza, no México, onde o Wal Mart recupera uma área de depósito de lixo de 25 acres para instalar ali um eco shopping ou lojas ecoeficientes como o Supercenter Campinho, RJ ou Supercenter Morumbi, SP.Depois de realizar alguns encontros com seus fornecedores, a rede supermercadista elaborou uma proposta de um pacto para expandir essas ações através de compromissos conjuntos. Aos fornecedores que aderirem, a empresa garante boa visibilidade nas lojas, com comunicação específica quanto às qualidades e valores agregados do que está sendo ofertado.



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