7 de outubro de 2011

Nobel da Paz


Para começar bem a sexta-feira mais uma notícia legal sobre o momento das mulheres no mundo: saiu para três mulheres o Nobel da Paz!
Parabéns a todas!
Vejam a nota a seguir.

"Três mulheres- a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman- foram laureadas com o Prêmio Nobel da Paz de 2011.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) em Oslo, Noruega, pelo comitê que outorga o prêmio desde 1901.

As vencedoras vão dividir um prêmio de US$ 1,5 milhão.

Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel, argumentou que as laureadas foram "recompensadas por sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar dos processos de paz".

"A esperança do comitê é que o prêmio ajude a colocar um fim na opressão às mulheres que ainda ocorre em muitos países, e para reconhecer o grande potencial para democracia e paz que as mulheres podem representar", disse o presidente do comitê.

"Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo se as mulheres não obtêm as mesmas oportunidades que os homens para influir nos acontecimentos em todos os níveis da sociedade", disse Jagland.Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano."

Leiam mais: G1

Nenhum comentário: