31 de outubro de 2011

O mau-olhado e a doença de Lula

Mais um artigo sobre o problema de Lula, desta vez do jornalista Nirlando Beirão da Record News.

Dia das Bruxas: Lula e o efeito do mau-olhado

"As tias de Brasília – aquelas lá, as poderosas – estão exultantes com o câncer contraído pelo Lula. Fingem que não, mas estão.

Afinal, parece que todo aquele vodu delas, as intrigas maliciadas, aquelas suas novenas fervorosas não foram em vão.

Uma delas chegou a aventar, feliz da vida, a ironia de Lula, o tribuno, o orador, o incurável falador, ser atacado exatamente no gogó.

Se o ex-presidente é mestre por convencer pela palavra, que ele, então, em castigo dos céus, pague pela língua (a tia deixou nas entrelinhas o arfar vingativo de donzela injuriada).

Corre por aí o mito de que o câncer tem causa psicossomática. Que a infelicidade, por exemplo, dá câncer.

O Dr. Drauzio Varela já disse mil vezes e toda a ciência moderna reitera insistentemente que isso é uma rematada besteira. Câncer é uma transformação maligna na célula que nada tem a ver com o estado de espírito da eventual vítima.

A versão rancorosa das tias de Brasília – as poderosas da mídia – faz lembrar a tese que o delirante Wilhelm Reich quis atribuir ao seu antigo mentor e professor, Sigmund Freud, quando o mestre da psicanálise caiu vítima de um câncer na garganta.

A tese de Reich, o lunático endiabrado, era mais ou menos essa: para fazer da psicanálise uma disciplina socialmente aceita, para retirar dela toda sua aspereza revolucionária, de desafio ao status quo, depurando, por exemplo, o que ela trazia de mais inquietante no quesito sexualidade, Freud teve de negociar, de acochambrar, de engolir muito sapo.

Consequência: câncer na garganta.

Juro que foi o que Reich disse – e escreveu.

Esqueceu-se de coisas simples, banais, como o fato de Freud ter fumado, a vida toda, 20 charutos mata-rato por dia. Câncer na garganta não seria de surpreender, ou seria?

No caso de Lula, novas teorias virão (escamoteando o ódio que muita gente mais, além das tias poderosas de Brasília, guarda daquele metalúrgico que ousou ser presidente do Brasil e virar uma eminência internacional).

Já que hoje é o Halloween, sou tentado, eu, cético de tudo, a crer que, sim, ali, no caso do Lula, está comprovado um caso típico de mau-olhado. Tem bruxaria aí, se tem!

Mas já ficou provado que mau-olhado o Lula tira de letra."

Nenhum comentário: