5 de outubro de 2011

Uma brasileira na Bulgária

Li, para começar o dia, um artigo sobre reação do Financial Times a uns conselhos que a Dilma deu na Europa para aliviar a crise econômica deles.

O artigo do blog do FT escrito por Samantha Pearson (do FT) detonava Dilma dizendo que ela não tinha condições para aconselhar a Europa. Em resumo, os antigos colonizadores não aceitam que colonizados venham dar receitas de como agir.

É bom dizer que o FT já elogiou muito o Brasil em diversos aspectos econômicos.

No final uma análise de Thais Herédia sobre a posição européia: "A negação dos líderes europeus e o artigo do “FT” podem reforçar o que muitos analistas temem como efeito perigoso da crise na Europa. O fortalecimento de um movimento nacionalista, fechando as portas para o diálogo, a coordenação e um consenso sobre os caminhos possíveis. A crise pode ter começado na Europa, mas já se espalhou pelo mundo e vai se abater sobre sociedades, economias, sem escolher o tamanho do PIB ou quem tem o melhor sistema tributário do mundo".

O orgulho europeu já está lhes saindo muito caro. E vai piorar.

Mas este post é sobre a chegada da Dilma na Bulgária.

Você conhece a Bulgária? Eu não. É um dos países mais pobres da Europa.

Dilma é hoje celebridade lá. Eu sempre me interesse por essas coisas de pesquisas de antepassados. Tem a ver com meu interesse por história.

E sempre achei interessante saber coisas desses países desconhecidos. Geografia e curiosidade sobre a vida de pessoas tão distantes.

Na época da campanha presidencial essas origens da Dilma foi uma das coisas que me chamou atenção e eu fiquei me perguntando se ela iria mesmo à Bulgária depois de eleita.

Pois ela está lá sendo homenageada e conhecendo as suas origens familiares.

Legal!

"A presidenta Dilma Rousseff cumpre nesta quarta-feira (5/10) agenda oficial na Bulgária. Às 10h (4h no horário de Brasília), a presidenta será recebida em cerimônia oficial na Praça St. Alexander Nevsky. Em seguida, participa de reunião privada com o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, na Sede da Presidência. No mesmo local, participa de reunião ampliada e de cerimônia de assinatura de atos.

Às 12h (6h em Brasília), a presidenta Dilma será condecorada no Salão do Brasão. Após a cerimônia, participa de declaração à imprensa.

Às 13h45 (7h45 no horário de Brasília), a presidenta terá reunião com o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov. Após o almoço, às 15h45 (9h45 em Brasília), Dilma Rousseff fará visita de cortesia à presidenta da Assembleia Nacional da Bulgária, Tsetska Tsacheva.

Às 17h30 (11h30 em Brasília), a presidenta participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil – Bulgária. Às 19h30 (13h30 no horário de Brasília), conclui agenda participando de jantar em sua homenagem oferecido pelo presidente da Bulgária."

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário: