22 de junho de 2013

Acorda Brasil?


"Foi um dia terrível, um dos mais tristes da história deste País que começava a sonhar em ser grande. E amanhã pode ser pior.

O conjunto de direitos e liberdades que estivemos - ou estamos - a ponto de perder constitui um prejuízo incalculável.

Passei parte da juventude lutando por democracia neste País e achei que meu filho e os netos que ainda não tenho não precisariam passar pela mesma experiência.

O que vimos neste trágico 20 de junho foram neonazistas engrossando manifestações, tomando para si poderes que não têm, proibindo o que achavam que tinham de proibir. Vimos uma massa amorfa, sem liderança, sem rumo nem causa, em revolta selvagem.

Uma revolta baseada em falácias, manipulada por grupos economicamente hegemônicos e inconformados com seguidas derrotas pelas vias legais e democráticas. 

Se não tivemos um golpe hoje, em meio à convulsão social inegável, isso se deve primeiro à ausência de disposição de uma força militar hoje institucionalizada e, segundo, a ausência de cadáveres em número que o justificasse.

Muitos agora até se arrependem de terem achado "fofa" a revolta do toddynho, dessa gente limpinha que resolveu se lançar às ruas pra protestar contra o preço da tarifa do ônibus dos mais necessitados - até tem seu lado louvável.

Mas num contexto em que se tenta criar a ideia de que a corrupção neste País nasceu nos últimos 10, 12 anos, essa era uma manobra temerária. 

Num contexto em que se criou um fla-flu ideológico, no qual os gritos de "acorda Brasil" viraram as armas das forças que não têm voto, de uma classe média conservadora e egocêntrica, ela é quase criminosa.

Na melhor das hipóteses, a noite trágica de 20 de junho nos lançou no retrocesso institucional, do qual emergirá algum pastor, algum coronel, alguma raposa política, que seduzirá a massa persuadida a rejeitar "tudo o que está aí".

Ainda que o "tudo que está aí" tenha produzido avanços sociais impensáveis há 15 anos.

Na pior delas, nos jogará de volta às trevas de 64. E aí, o moderninho que adora o ativismo do Facebook, terá de optar pelo joguinho online.

Os neonazistas que estavam nesta noite na Consolação e na Paulista agradecerão. Obrigado, MPL ou seja lá como se chama. Obrigado por nada."

Texto do jornalista Roberto Lameirinhas

Um comentário:

Gileno Correia dos Santos disse...

Povo brasileiro, aconselho que desligue a TV quando começar propaganda política para evitar de assistir os políticos dizendo que o Brasil só muda para melhor se mudar quem está no poder, isto é mentira porque todo político está no poder de político e não fazem nada para melhorar o Brasil a não ser enganar o povo e roubar o dinheiro público em combinação com as empresas por meio da burocracia; portanto voto em Dilma porque esta não é político e sim uma que faz parte do povo brasileiro e que não tem intenção de roubar o dinheiro público ao contrário da maioria dos políticos de todo partido que a intenção é sempre roubar o dinheiro público e enganar o povo.