5 de junho de 2013

Projeto de Lei que anistia blogueiros

Do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

Projeto de Lei que anistia blogueiros

"Em resposta à onda de processos judiciais direcionados a blogueiros no Brasil, o deputado federal João Arruda (PMDB-PR) criou um projeto de lei (PL 4653/12) que anistia jornalistas, editores de blogs e comunicadores sociais em relação às multas aplicadas pela Justiça Eleitoral por crimes eleitorais. Para ele, a judicialização da censura na Internet prejudica a democracia, já que hoje a arena digital é o único espaço universal de discussão na sociedade.
“O problema começa desde o horário eleitoral e o modelo de debate eleitoral, que engessam e limitam o debate político. Agora, estamos censurando e colocando uma mordaça na boca de jornalistas e blogueiros”, afirma.
Na avaliação de Arruda, a diversidade e a pluralidade trazida pelos comunicadores digitais e possibilitada pela Internet é “fantástica” e “saudável para a democracia”. “A dinâmica da Internet é muito importante para o debate, pois democratiza a comunicação”, afirma, complementando que “nem todos os cidadãos têm acesso às concessões de rádio e televisão, mas todos podem acessar a rede de computadores”.
O deputado utiliza o seu estado para exemplificar os perigos da falta de uma legislação que proteja os blogueiros: “De 2010 pra 2012, muita gente que se arriscou a dizer isso ou aquilo, a avaliar questões com mais profundidade e tocar em temas polêmicos foi multada. Aqui no Paraná, os principais blogueiros devem mais de meio milhão de reais cada. Em 2012, já não podiam mais falar o que pensam”.
Em relação aos processos recentes movidos por Ali Kamel a blogueiros como Rodrigo Vianna e Luiz Carlos Azenha, Arruda opina que o problema não é a questão da censura em si, mas a incapacidade de os comunicadores digitais enfrentarem aparatos judiciais poderosos como o da Rede Globo. “O blogueiro não tem o departamento jurídico que a Globo tem, por isso acaba sufocado financeiramente, mesmo que não tenha cometido um crime de fato”. O projeto de lei de anistia aos blogueiros, afirma Arruda, garantirá que, se houver abuso, deverá ser discutido, “mas com direitos iguais”."

Leiam o restante aqui.

Nenhum comentário: