20 de junho de 2013

"Direita x Esquerda": um diferente mapeamento do "movimento passe livre" (MPL) em São Paulo

"Os gráficos abaixo foram desenhados por um software com base nas postagens e compartilhamentos realizados no Facebook, relacionados ao movimento pela redução da tarifa. Vejam a evolução dos dias 13, 17 e 18 de junho. Reparem que o “nó” Passe Livre perdeu importância relativa e, aos poucos, começaram a ganhar forca sitios e enderecos associados a movimentos de direita.
É um indicativo de como o consevadorismo tentou se apropriar de um movimento que se iniciou com bandeiras de esquerda. O MPL sabe disso, está atento a isso. Integrantes do movimento, em conversa com blogueiros nessa quarta-feira, manifestaram preocupação com esse fato. Mas também comemoraram a grande vitória das ruas.
Veja abaixo os gráficos produzidos pelo professor Sergio Amadeu (UFABC)."

O "nó" Passe Livre São Paulo é o roxo à esquerda

Aumento dos "nós" das páginas conservadoras com mote "contra corrupção", desaparecimento do "nó" MPL.

Os maiores "nós" são do Anonymous e dos "contra corrupção", sendo impossível 
identificar o do MPL.

Fonte: Escrevinhador (Rodrigo Viana)

Um comentário:

Anônimo disse...

Para o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi, existem tentativas "oportunistas" de setores conservadores em transformar as últimas manifestações em mecanismo de pressão contra a presidenta Dilma Rousseff. "Os protestos abriram um espaço de disputas. A direita e os órgãos de mídia que ela controla vão tratar o Haddad como derrotado e não vão dizer nada a respeito de Geraldo Alckmin. Vão buscar dizer que tudo isso é contra Lula e Dilma, mesmo que isso não tenha nenhum embasamento nos fatos."