30 de abril de 2014

Contrabando Ideológico

O contrabando ideológico da mídia/oposição
Em 29 abr 2014

"Ao ler os jornais e assistir aos telejornais – principalmente o Jornal Nacional – temos a impressão de que o Brasil está afundando. Parece que nunca estivemos tão mal quanto agora. Tudo é retratado como um caos: a economia, a política, escândalos, a Copa etc.

Faz sentido? Não faz o menor sentido. Vivemos hoje uma situação muito melhor que a de, por exemplo, onze anos atrás, antes de o PT assumir o governo. E em todos os sentidos.

A pobreza caiu, a desigualdade diminui, o desemprego se reduziu significativamente, a renda aumentou, o salário mínimo ganhou valor, há uma política social efetiva, ações de transparência foram desenvolvidas, o Brasil se projetou internacionalmente e por aí vai.

E por que o retrato que nossa mídia/oposição faz é uma pintura do fim do mundo? Por causa da disputa política, como sempre lembrava aqui o ex-ministro José Dirceu. É uma tentativa – e agora talvez seja a mais intensa dos últimos anos – de desconstruir o governo, de colocar novamente seus aliados no poder. E retroceder nas conquistas desta pouco mais de uma década de governo do PT.

Os sinais deste discurso adotado pela mídia/oposição são evidentes. Em seu artigo hoje na Folha de S.Paulo, Janio de Freitas trata do assunto. Ele comenta uma coluna do colega Vinicius Torres Freire, no mesmo jornal. No último dia 24, Freire registrava: “O Datafolha registra um nível de insegurança econômica inédito desde os piores dias de FHC, embora a situação econômica e social seja muito melhor agora”.

Janio de Freitas afirma que “algo provoca tal contradição”. E o que seria? “Não pode ser a percepção espontânea e geral, porque a situação ‘muito melhor’ não lhe daria espaço. O que poderia ser, senão os meios de comunicação desejosos de determinado efeito? Se, apesar da situação melhor, o sentimento é pior, claro que se trata de sentimento induzido. Um contrabando ideológico”, afirma.

Na mosca. É um contrabando ideológico, uma expressão perfeita para resumir o cenário atual dos meios de comunicação."

Fonte: Blog do Zé
Link para o artigo de Janio de Freitas na Folha de São Paulo(!): Melhor, mas pior.

Nenhum comentário: