13 de abril de 2014

Dia Internacional do Beijo

Hoje é 13 de abril, Dia Internacional do Beijo.
É verdade.
Tem um dia internacional dedicado ao beijo.
Nada mais justo.
Beijar é sublime. Quem não gosta?
Mas vem cá, já notaram que ultimamente estão aparecendo 'dias internacionais' para tudo?
Ou é impressão minha?
O fato é que isso já está enchendo meu saco. Aliás tenho ficado de saco cheio muito facilmente ultimamente.
Será que estou realmente ficando velho?
Mas tem velhinhos tão simpáticos!
Será que tem um Dia Internacional do Saco Cheio?
Seguem dez curiosidades sobre o beijo.
Na verdade são vinte, mas como estou de saco cheio só coloquei dez.
Se quiserem ver as outras, acessem aqui.
Beijos a todos. Não. Só para as mulheres. Com todo respeito.

20 (10!) coisas que você não sabe sobre esta deliciosa prática
Camila Gomes"Um beijo sempre cai bem. Seja de um familiar, de uma criança ou, o melhor, de um casal apaixonado. É um momento de carinho que qualquer um adora e se derrete. Por isso, a prática ganhou até um dia comemorativo: 13 de abril. É o dia especial para dar um beijo bem gostoso em todo mundo que você gosta.

Para comemorar a data, confira 20 curiosidades que o site norte-americano Discover Magazine levantou sobre este delicioso hábito, com fatos históricos, pesquisas de comportamento e até dicas para conquistar a pessoa amada."


"1 - Os lábios humanos são diferentes dos lábios de todos os outros animais porque são invertidos, o que possibilita que façamos beicinhos (e alguns façam beições).
2 - Porém, nós não somos a única espécie que gosta de beijos. Macacos também encostam seus lábios para demonstrar afeição ou reconciliação.
3 - Os cientistas não têm certeza porque os humanos se beijam, mas alguns acreditam que a resposta está na experiência da alimentação, criada pelos nossos ancestrais. Por receberem comida semimastigada dos pais quando pequenos, crianças aprenderam a associar o encostar dos lábios a um ato de amor.
4 - Outra possibilidade também estudada pelos cientistas para a origem do beijo está no olfato. Cheirar o rosto de uma pessoa amada serviu por muito tempo como forma de identificação em diversas culturas ao redor do mundo, da Nova Zelândia ao Alaska. Com o tempo, roçar os lábios se tornou um acompanhante bem interessante.
5 - Como beijar ainda não é um costume universal, alguns especialistas acreditam que o ato seja um comportamento aprendido, passado de pais para filhos.
6 -Os militares romanos introduziram o beijo em muitas culturas que não tinham esse hábito, durante suas conquistas.
7 - Estar próximo para beijar ajuda o nariz a avaliar o perfume do outro. Um estudo feito na Suíça reportou que mulheres preferem o cheiro de homens que têm um código de imunidade diferente do delas. A mistura de genes é uma forma de ter filhos com um sistema imunológico mais forte. Pois é, não dá para fugir do instinto!
8 - As primeiras evidências literárias sobre beijos vêm de textos sânscritos do nordeste da Índia! Escrito de mil a dois mil anos atrás, o texto menciona amantes encostando suas bocas.
9 - A dopamina é um neurotransmissor associado às sensações de desejo e recompensa, que responde à novas experiências. Isso explica porque beijar alguém novo pode ser tão especial. Em algumas pessoas, uma dose de dopamina pode causar perda de apetite e insônia, sintomas muitas vezes associados à paixão.
10 - A dopamina é produzida na área central do cérebro, mesma região afetada pelo vício em drogas. Entendeu porque existem beijos viciantes?"

Um comentário:

JOSI disse...

BEIJOS DE PAZ A TODOS!!