14 de julho de 2014

Charlie Haden e a 'coincidência'

 
Vou lhes contar uma daquelas histórias de coincidência que parecem ser um pouco mais que isso. Entenderão nos parágrafos finais.
No sábado passado - nada animado com o jogo Brasil x Holanda que deu o que a maioria já esperava - fui mexer em alguns CDs e repentinamente me veio à mente e resolvi procurar dois que tenho do contrabaixista americano Charlie Haden.
Achei até meio estranho me lembrar dele no meio de milhares de títulos em vinil e CD que possuo.
Só o descobri recentemente, assim mesmo via CD que encomendei do violinista e guitarrista Pat Metheny, este sim conhecido de longa data e cuja música adoro. Trata-se de "Beyond The Missouri Sky", um dueto dos dois cujo sub-título é "Short Stories by Charlie Haden & Pat Metheny". É que os dois foram criados naquele estado americano e tinham retornado à terra para morar com suas famílias.
Acabaram por fixar residência em região próxima um do outro. Além de amigos de longa data tornaram-se vizinhos reforçando o fato de quase serem conterrâneos.
Daí um projeto envolvendo os dois era questão de tempo.
"Missouri Sky" é um disco muito tranquilo e delicioso de ouvir. Foi gravado em 1996 e lançado no ano seguinte. Eu comprei este ano (infelizmente importado, esse tipo de disco não sai mais por aqui).
Outro título que tenho de Charlie Haden também é bem relaxante, mas um projeto diferenciado em sua carreira. Lançado em 2010 "Sophisticated Ladies" traz o seu 'Quartet West' acompanhado de orquestra, interpretando alguns standards tendo como convidadas cantoras do calibre de Cassandra Wilson, Dianna Krall, Melody Gardot e Norah Jones, entre outras.
Haden iniciou a carreira bem jovem, nos anos 1950, sendo um dos poucos mestres do contrabaixo acústico a conseguir acompanhar aqueles geniais e polêmicos músicos que desenvolveram o Free Jazz, gente do porte de Ornette Coleman e John Coltrane.
Nestes últimos anos desenvolvia um Jazz mais cool, relaxante e ao mesmo tempo moderno, tendo lançado alguns títulos pelo maravilhoso selo alemão ECM (Editions of Contemporary Music), incluindo alguns acompanhando Keith Jarret e Jan Garbarek.
Mas e a estranha coincidência que citei no início? Vejam após os videos. Ressaltando que a minha lembrança dos discos dele aconteceu no sábado pela manhã e que só vi esta notícia no sábado à noite.
No momento que escrevo essas mal traçadas linhas, já segunda-feira, escuto "Missouri Sky" como homenagem a Charlie.








"O contrabaixista e lenda do jazz Charlie Haden, que integrou nos anos 1950 o quarteto do saxofonista Ornette Coleman, morreu nesta sexta-feira (11), em Los Angeles, aos 76 anos, após uma longa doença, anunciou sua gravadora.
"Com grande tristeza, anunciamos a morte de Charlie Haden - nascido em 6 de agosto de 1937 em Shenandoah, Iowa (norte) - após uma longa doença", diz um comunicado enviado à AFP pela porta-voz da EMC Records, Tina Pelikan.
A mulher de Haden, cantora Ruth Cameron, e seus quatro filhos - Josh, Tanya, Rachel e Petra - acompanharam seus últimos momentos, detalha a nota.
Em meados da década de 1970, Haden uniu-se ao grupo de outra lenda, o pianista Keith Jarrett. Ambos lançaram no mês passado o álbum "Last dance". Em seguida, fundou as bandas Old and New Dreams e Quartet West.
Em 1997, ganhou um prêmio Grammy por sua colaboração com o guitarrista Pat Metheny em "Beyond the Missouri sky". Em 2001, levou um Grammy Latino por "Nocturne", álbum de duetos com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. Em 2004, repetiu o prêmio com "Land of the sun"."

P.S.:
1 - Descanse em paz, caro Charlie. Continuarei ouvindo suas canções enquanto estiver por aqui.
2 - Aproveito um descanso de alguns dias no trabalho para dar uma diminuída de ritmo também aqui no blog. Mas reapareço logo, para azar dos nossos 17 leitores. 

3 comentários:

Maria Maria disse...

Oi. Não sou muito animada com Jazz, mas adorei essas músicas bem como sua história. É verdade que essas coincidências são mais que coincidências e acontecem para comprovar que existem mais coisas que conseguimos explicar.
Beijos e aguardamos o retorno seu e do Luiz Felipe Muniz.

Anônimo disse...

BOAS FÉRIAS E VIVA O JAZZ E CHARLIE HADEN!!

Marcos II disse...

Que coincidência em Marquinho? A música também tem dessas coisas. E além disso tudo aqui sabemos que existe algo maior depois.
Abraços.