28 de julho de 2014

Considerações em uma segunda-feira fria e chuvosa


Já faz alguns anos que não tínhamos uma frente fria chegando com tanta força ao Sudeste. Temperaturas na faixa dos 15º C.
Com chuvas e eventualmente rajadas de vento, o que faz aumentar a sensação de frio que eu até gosto mas a minha rinite crônica não. Haja antialérgicos.
De qualquer forma estou protegido das intempéries seja em casa ou no trabalho, embora os deslocamentos na cidade se compliquem.
O que me faz pensar naqueles que moram em condições precárias ou nem moradia tem.
Mas já foi pior. Daí a importância dos programas sociais governamentais de distribuição de renda. Diminuir as desigualdades provocadas pelo conjunto de ideias neoliberais é urgente desde sempre e, embora muito ainda há para ser feito, avançamos bastante nos últimos 10 anos.
Precisamos de mais tempo, antes de colocar de volta os neoliberais no poder (na verdade espero que nunca mais voltem), para que as desigualdades sejam minimizadas ao máximo.
No mais, é olhar para fora, para a situação econômica na Europa, por exemplo, e seus índices de desemprego. Fruto da política citada mas que a mídia estrategicamente não destaca.
Falando em olhar para o exterior, este mês de julho de 2014 vai chegando ao seu final com saldo negativo de boas notícias.
Destaque para as quedas de aviões e os conflitos na Ucrânia, Iraque, Síria e Israel/Faixa de Gaza. Triste saber que a evolução humana não está no Século XXI. Talvez ainda no Século XII, ou menos.
Neste ponto, como dizia o Aldir Blanc, melhor ser acusado de sermos anões diplomáticos do que assassinos de civis, incluindo mulheres e crianças. Se defender é uma coisa, massacrar é outra.
Diante de tudo isso dá para aceitar o frio e a rinite e mesmo o Dunga outra vez, até porque o problema não é ele, é a CBF.

2 comentários:

Jefferson disse...

Legal te ver de volta ao blog Marquinhos, com seus artigos bem apontados e leves mesmo quando o assunto pesa. Abração.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado Jefferson. Apesar do probleminha de saúde vamos tentar manter alguma atualização aqui no blog. Abraço.