11 de julho de 2014

Um paraíso na terra (e no mar)*

É quase unanimidade que o arquipélago de Bora-Bora, pertencente à Polinésia Francesa no Taiti, é um dos pontos turísticos mais bonitos e interessantes do planeta. Sobretudo para quem gosta de mar.
Pena que os únicos hotéis que tem por lá não são nada baratos.
Mas não custa admirarmos um pouco mais a beleza deste lugar através de fantásticas fotos, além de um pouco de informação sobre local tão remoto, interessante e curioso.
Detalhe: é um dos destinos preferidos para casais em lua de mel. Desde que tenham muita grana, que fique bem claro.



"A Polinésia Francesa (em francês: Polynésie française e em taitiano Pōrīnetia Farāni) é um território da Polinésia dependente da França, com o estatuto de coletividade de ultramar. Localiza-se no oceano Pacífico sul, a aproximadamente 6000 quilómetros a leste da Austrália. É um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 km², se considerada a área marítima ocupada, a Polinésia Francesa inclui cinco arquipélagos, o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e da Ilhas de Sotavento), além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos."



"Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.
A ilha é um atol, situado a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete (Taiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida primeiro.
Administrativamente a ilha faz parte da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, pertencendo esta à divisão administrativa das Ilhas de Sotavento. Em Agosto de 2007 a sua população rondava as 8 880 pessoas. A povoação principal, Vaitapé, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna. Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros, historicamente de grande importância económica."




(*) Publicado no início de 2013 - Da série retrospectiva comemorativa dos cinco anos do blog.

Um comentário:

Denise D+ disse...

Que sonho!