13 de julho de 2014

"Meia-Noite em Paris": o visual da cidade e a música (com citação de "Casablanca")


A cidade mais citada no mundo quando se pergunta qual metrópole o entrevistado gostaria de conhecer não é Berlim nem Buenos Aires ('os finalistas').
Nova York e Londres chegam perto mas nunca ultrapassaram a poética capital da França.
"Sempre teremos Paris" é a frase final - uma resposta - do inesquecível filme "Casablanca" (que é no Marrocos), quando a protagonista Ilsa (Ingrid Bergman) pergunta para o amante Rick (Humphrey Bogart) que está indo embora: "e nós?".
E olha que Paris nem tem praias tropicais. Mas se tivesse não seria a Paris que conhecemos (quer dizer, eu ainda não conheço pessoalmente).
O genial e polêmico cineasta e ator Woody Allen soube captar a beleza da cidade, utilizando como moldura sonora jazz em estado puro.
Esta é a abertura de "Meia-Noite em Paris". Não percam. Mas não deixem de assistir também "Casablanca", caso não conheçam (que também tem a clássica frase "play it again, Sam", referente à música "As Time Goes By").
Da série, 'Um dia iremos lá". Idem no Marrocos.



"Esse vídeo é o início do filme” Meia-noite em Paris” de Woody Allen.
Um passeio pela Cidade Luz que, com ou sem chuva, é de uma beleza ímpar.
A música é de um compositor de jazz , negro, nascido em New Orleans, de nome Sidney Bechet que depois de passar por Chicago e New York se radicou em Paris.
A música de fundo : “Si tu vois ma mère” de sua autoria. Para os amantes do jazz e da cidade. Sensacional!!!"


"Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca (Marrocos) com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo."

Um comentário:

Alice in Wonderland disse...

LINDA POSTAGEM MARCOS. ADORO ESSES DOIS FILMES, SENDO QUE CASABLANCA NEM TEM COMPARAÇÃO.
BJS