16 de setembro de 2014

Pesquisa estranha feita por gente esquisita...

"O Ibope anunciou sua nova pesquisa para as eleições presidenciais. Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%. Na anterior, Dilma tinha 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%. Ou seja, o tucano cresceu quatro pontos, Dilma caiu três e Marina um. Esse resultado contradiz todos os levantamentos que outros institutos têm feito em trackings que são entregues diariamente a candidatos a governos e a partidos. Neles, Marina cai um pouco, Dilma cresce um pouco e Aécio permanece estável. Não importam os números, neste caso, mas a tendência. A tendência do Ibope é diferente. Dilma cai para além da margem de erro, Marina cai na margem e Aécio sobe acima da margem.

Esta pesquisa cai como uma luva no discurso aecista de que o jogo ainda não acabou. O candidato pode com ela voltar a arrecadar, requalificar alianças e buscar convencer seu principal partido de que ele ainda é um candidato viável. Não estou falando do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas do Partido da Mídia Tradicional ou do PIG, como preferirem.

Longe deste blogueiro querer insinuar qualquer coisa. Ainda mais contra o Ibope que acerta todas as pesquisas em todos os lugares onde atua. Que o diga o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que em 1985 sentou na cadeira antes do tempo e que ficou acreditando no Ibope até o último segundo mesmo quando na apuração já estava claro que Jânio Quadros seria eleito.

Ou, para pegar um caso mais local, mas também bastante interessante, que o diga a população de Bragança Paulista. Lá o Ibope realizou nos dias 24 e 25 de setembro de 2012, poucos dias antes da eleição. uma pesquisa na cidade encomendada pelo jornal Diário de Bragança, veículo vinculado a um grupo político que tinha interesse naquela eleição. Pelo resultado, que foi  imediatamente parar no do programa eleitoral do candidato e virou jornais a serem distribuídos em todos os cantos da cidade, o candidato que acabou derrotado estava disparado na frente com 37%. E o candidato do  PT, Fernão Dias, que acabou eleito, tinha apenas 23%. Uma diferença de 14 pontos que a cidade inteira não acreditava existir. Mas que o Ibope cravou como o retrato daquele momento.

Pesquisas erram, pesquisas acertam. Isso é parte integrante de qualquer trabalho. Mas eu só quero dizer uma coisa, esse Ibope está muito esquisito."
Por Renato Rovai em seu Blog


P.S. deste blog: a figura acima não faz parte do post original, bem como o título foi modificado (me lembrei de uma música do Legião Urbana). O original é "Eu só quero dizer uma coisa: essa pequisa Ibope está muito esquisita…".

4 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Tracking DataCaf:
Dilma 38 vs 29 Bláblá
Aécio 15%

Mantém-se a distancia de 9 pontos entre Dilma e Bláblá que se verificou no Vox.

Já, já Blablá volta ao tamanho que tinha em 2010.

Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada

Marcos Oliveira disse...

Aécio se aproxima de Marina Silva
Por Miguel do Rosário

Depois de uma tarde tensa, em que as especulações na bolsa apontavam possível queda de Dilma nas pesquisas, os números do Ibope mostram um cenário estável. Marina Silva oscilou um ponto para baixo, Dilma perdeu três, Aécio subiu quatro pontos.
A vantagem de Dilma sobre Marina, que era de 8 pontos na última pesquisa, oscilou para 6 pontos, dentro da margem de erro.
Tudo como antes no quartel de abrantes.
Entretanto, Aécio ganha um “fio de esperança” de chegar ao segundo turno.
A tática de Aécio, de pintar Marina como um “plano B” do PT, ou uma forma de ludibriar o voto de oposição, pode estar dando certo.
A vantagem de Marina sobre Aécio, na pesquisa da semana passada, chegava a desestimulantes 16 pontos. Agora são apenas 11 pontos de diferença.
O segundo turno ganha um novo suspense. Agora tudo é possível. Só Dilma mantém uma posição confortável para chegar à segunda fase nas eleições.
Esperava-se que Marina caísse mais, mas o coitadismo parece ter lhe ajudado a segurar um pouco a sangria. Ela caiu, mas não tanto.
Dilma mantém uma liderança substancial de seis pontos sobre Marina, após terem empatado em algumas pesquisas recentes.
A avaliação do governo se mantém no azul, com 37% achando o governo Bom/Ótimo e 28% Ruim/Péssimo.
Os números mostram que o percentual de Bom/Ótimo é sempre muito próximo da votação da presidente. O histórico da presidente, que chegou a ter 43% de aprovação ao final do ano passado, pode lhe beneficiar.
A recuperação da economia e a manutenção do bom nível de emprego pode ajudar Dilma a recuperar sua popularidade.

Nas sondagens para o segundo turno, Marina confirmou o esvaziamento já mostrado na última pesquisa. Chegou a 46% há duas semanas, caiu para 43% na semana passada e agora manteve os mesmos 43%. Dilma tinha caído para 36% no dia 26 de agosto, foi subindo nas pesquisas até atingir 42% na semana passada, e agora oscilou na margem de erro, para 40%.
A vantagem de Marina no segundo turno, que chegara a 9 pontos ao final de agosto, caiu para 3 pontos, configurando empate técnico.

A rejeição à Dilma, que tinha chegado a 36% no dia 25 de agosto, caiu para 32%.
Marina Silva, por sua vez, ganhou dois pontos de rejeição, e está com 14%, aproximando-se da rejeição de Aécio.
ScreenHunter_4870 Sep. 16 21.47

Entre os eleitores mais pobres, Dilma ganha no primeiro turno: tem 46%, mais que seus adversários somados.
O mesmo Ibope trouxe outra notícia muito boa para Dilma. Seu candidato em Minas, o petista Fernando Pimentel, tem condições de vencer no primeiro turno. O instituto lhe dá 43% das intenções de voto, 20 pontos acima do tucano Pimenta da Veiga.
Este cenário é de grande valia para ajudar a presidenta a manter sua liderança em Minas Gerais, segundo maior eleitorado do país.

- See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/16/aecio-se-aproxima-de-marina-silva/#sthash.VCztpU3s.dpuf

Anônimo disse...

Aecio deve estar tecnicamente empatado com Dilma pela margem de acerto do Ibope

Anônimo disse...

Caiu a máscara do Globope !

Bê-a-bá da manipulação. Só acredite no Vox e no DataCaf !

Prezado PHA, sei que este meu comentário não vai ser publicado por ter mais de 15 linhas. Mas dê pelo menos uma olhada e, se achar razoável, dê destaque como um texto de um internauta.


A manipulação na mais nova pesquisa do Ibope


“Quem diz na pesquisa do Ibope que o governo é ótimo ou bom (37% dos eleitores consultados), vai votar na Dilma, com certeza. E dentre aqueles que dizem que o governo é regular (33%), espera-se que pelos menos 1/4 dessas pessoas votem na Dilma. Por que 1/4? Você acha esta fração absurda?

Isto para não falar na pesquisa espontânea na qual Dilma aparece sempre em primeiro lugar, e para não falar também na opinião da maioria dos eleitores que acham que a Dilma ganhará a eleição. É por isso que as pesquisas não me convencem.

Agora, vamos nos deter um pouco mais sobre a avaliação do governo feita pelos eleitores, segundo o Ibope:

“A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.”

Dentre os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, a Dilma não conseguirá nenhum voto, óbvio. Agora, considere o seguinte raciocíno: 37% dos eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom vão votar com a Dilma, claro. E dos que dizem que o governo é regular (33%) , pelo menos 1/4 desse percentual (~8%) vai votar na Dilma. E eu pergunto outra vez: por que não 1/4?

Some agora 37 + 8 e veja quanto temos. Em outras palavras, o que o Ibope está tentando me convencer é do seguinte: dos 33% dos eleitores que avaliam o governo como regular, ninguém, absolutamente ninguém, vai votar na Dilma. Isso é o maior absurdo que eu já li em toda a minha vida.

Agora, vamos para a manipulação dentro da margem de erro:

Diz a pesquisa como resultado para o primeiro turno: Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando esta margem de erro e o fato de que o Ibope sempre manipula a pesquisa de maneira favorável aos seus candidatos preferidos, podemos fazer as seguintes conjecturas com os números acima: a Dilma teria entre 34 e 38 das intenções de voto, a Marina entre 28 e 32 e o Aécio entre 17 e 21. Considerando agora uma manipulação extremada, porém dentro da margem de erro, a Dilma estaria com pelo menos 38%, Marina no máximo com 28 e Aécio no máximo com 17 . A distância entre Dilma e Marina seria, portanto, de 10 pontos percentuais, bem próxima dos 9 pontos detectados na última pesquisa Vox Populi. Mas se o Ibope admitisse esta situação mais do que provável , aquele Instituto estaria admitindo que o crescimento de Dilma continua, em comparação com os números das pesquisas anteriores. E é ai que a porca torce o rabo: o Ibope tinha que mostrar a qualquer custo que a Dilma caiu nesse momento tão delicado “de indefinição”.

Por outro lado, se a eleição fosse amanhã e os resultados dessem 38% (Dilma), 28% (Marina) e 17% (Aécio), o Ibope diria que esses números estariam rigorosamente dentro da margem de erro (e de fato estão), e que a pesquisa teria sido feita de maneira criteriosa.