A edição deste mês da edição americana da revista Rolling Stones traz uma matéria baseada em uma pesquisa feita entre seus leitores: quais seriam as 10 piores músicas dos anos 80?
Essa idéia de “piores” e “melhores” não funciona na minha forma de curtir músicas.
Adoro fazer listas mas são para eu fazer minhas coletâneas musicais. Para mim é fácil escolher aquelas que mais gosto mas normalmente não dou bola para as que não gosto.
Muitas vezes a canção tem uma letra sofrível mas a melodia, os arranjos e até o “clima” dela é legal. Vice-versa. Assim, fica difícil optar.
Tem também – para os que votam – aqueles preconceitos tipo “música brega”, “melosa demais” ou o cantor ou banda não tem lá a simpatia do eleitor.
E no caso especifico dessa lista tem um complicador: os anos 80 foram (para mim é claro) confusos em termos musicais.
No passado recente da década anterior, uma riqueza e variação musical pop-rock muito grande, do Rock Progressivo à Disco Music, passando pelo Soul da Motown, o Punk Rock, Hard, grandes músicos, etc.
Por outro lado o futuro apontava para uma necessidade de sobrevivência via sucesso a qualquer custo.
Sim, a década de 1980 marcou o início das inexoráveis mudanças que se solidificariam nos anos 90. Músicas descartáveis para as massas. Nesse caso não é de comida italiana que estou falando.
Bem, a lista segue abaixo. Apesar de afirmar acima que não sou muito de acordo com essas listas, com certeza a minha seria diferente. E embora até concorde com uma ou outra que aparece, elas não estariam entre as minhas dez piores.
E tem algumas que eu até gosto muito como ‘The Final Countdown’, ‘Lady In Red’ e ‘Never Gonna Give You Up’. E não vou mudar as minhas preferências por estarem nessa listinha da RS.
E exatamente por gostar delas que eu coloquei abaixo três vídeos selecionados.
Sorry, Rolling Stones magazine.
1 – Starship – ‘We Built This City’
2 – Europe – ‘The Final Countdown’
3 – Chris de Burgh – ‘Lady In Red’
4 – Wham! – ‘Wake Me Up (Before You Go Go)’
5 – Men Without Hats – ‘The Safety Dance’
6 – Falco – ‘Rock Me Amadeus’
7 – Bobby McFerrin – ‘Don’t Worry Be Happy’
8 – Toni Basil – ‘Mickey’
9 – Taco – ‘Puttin’ On The Ritz’
10 – Rick Astley – ‘Never Gonna Give You Up’.
Matéria da Rolling Stones: “Readers' Poll: The 10 Worst Songs of the 1980s”
3 comentários:
Também adoro essas músicas. Os caras q votaram devem gostar só de NWOBHM.
Bjs.
Marcos, estava louca pra saber o que você tinha pra dizer sobre essa lista... Concordo com vc! Não existe cafona, nem brega... na música existe uma coisa chamada estado de espírito, sendo o bom e o ruim variáveis de acordo com o que nossos ouvidos e alma "pedem" para escutar... Adoro o estilo das músicas dos anos 80... e sabe o que acho? O povo que votou elegeu as músicas que "amam odiar".
Rs.
É isso mesmo, Lívia; você tem toda razão. Tenho experimentado isso ao longo dos anos.
Por isso também não me prendo a um estilo musical específico.
Valeu por sua dica e participação.
Obrigado também, Luana. Ótima a sacada da NWOBHM (para quem não sabe: New Wave Of British Heavy Metal; outro dia explico melhor o que é isso).
Concordo com ambas.
Bjs.
Postar um comentário