22 de outubro de 2011

A História do iPhone 4S e o Marido Traído

E aproveitando a piada do post anterior segue uma história dada como verdadeira que recebi.
Mas antes de postar aqui resolvi perguntar a dois amigos experts na área (em tecnologia!) a possibilidade disso ser possível.

O primeiro amigo respondeu:
"Marcos,
Para o Symbian 3 há vários aplicativos que, na verdade, são para rastrear o aparelho em caso de roubo. Inclusive o Theft Aware, que é gratuito (instalei mas ainda não configurei nem testei)... Bastaria "fazer de conta" que o celular foi roubado para rastreá-lo o tempo todo. E, de qualquer forma, a operadora sempre tem como nos localizar por triangulação das antenas, mesmo sem nenhum aplicativo..."

O segundo amigo respondeu:
"Caro Marcos,
O aplicativo apenas te localiza se você aceitar ser "rastreado". Ou seja, neste caso o marido pode ter ativado o aplicativo - voltado para atendimento às redes sociais - à revelia da esposa.
Isso não tem nada de conspiração, a pessoa deve deliberadamente liberar sua informação ao sistema.
Ainda não sei se o sistema é "hackeável", mas como é recente acho improvável, mas não impossível.
A matéria do link a seguir explica melhor o que aconteceu. Ou seja, o cara "armou" o telefone para isso, ou seja, não foi coisa de terceiros...
http://apps.oi.com.br/2011/10/17/aplicativo-find-my-friends-ajuda-marido-a-descobrir-traicao/
Isso já existe no Blackberry há anos.
Devem existir apps equivalente em outros celulares, mas apenas que localizam se o telefone tiver sido preparado previamente para isso."

Bem, vocês devem estar curiosos, certo?
Pois segue a história:

"O iPhone 4S mal chegou às lojas e já está envolvido em casos de adultério nos Estados Unidos. Para o marido traído, a compra deve ter valido a pena.
Segundo o Business Insider, o homem enganado pela companheira é um cidadão novaiorquino de 40 anos. Usando um estratagema simples e o app Find My Friends, confirmou as suspeitas de que sua mulher o traía.
O Find My Friends permite que os usuários encontrem seus amigos usando o localizador GPS presente nos smartphones.
O marido desconfiado deu um iPhone 4S para a esposa de presente, sob a alegação de que era um lançamento e ele quis “fazer um chamego”. Só que ele também comprou um para si e com seu próprio iPhone passou a rastrear os descaminhos da amada.
No dia do “flagra”, a esposa disse ao marido que ia ao cabelereiro, mas na verdade foi até o bairro Upper East Side, em Nova York.
O marido, já desconfiando das constantes idas ao coiffeur – muitas vezes, a mulher voltava com o cabelo intocado -, confirmou as suspeitas usando o app.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
É provável que um processo de divórcio ocorra, mas não se sabe ainda se a mulher processará a Apple (ou o marido traído) por invasão de privacidade. "

2 comentários:

Jefferson disse...

É Marcos, essa história é real e a sua pesquisa com os amigos foi muito boa.
Essa tecnologia existe há muito tempo, mas agora está ao alcance de todos com um simples celular. Ao alcance não. Melhor dizendo somos é vítima dela. Olha o Grande Irmão aí!
Abraço.
Bom fim de semana!

Marcos Oliveira disse...

Sem dúvida Jefferson. É o Big Brother de George Orwell, descrito no livro "1984".
Vide também os projetos do Google.
O problema maior é que ninguém se dá conta disso. Ou talvez não estejam mesmo preocupados com tal coisa.
O mundo muda... Talvez as pessoas não queiram mais privacidade. Na verdade - em épocas de redes sociais - trata-se de um "isolamento" vigiado.
Sei que é polêmico, mas no caso específico - a meu ver - a vítima foi a esposa e não o marido.
Abraços musicais e bom fim de semana!